- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Prezado(a) integrante,
Apresentamos a você a transcrição do 4º vídeo referente aos conteúdo do PROGESTIC apresentado pelo Dr. Agnaldo - Diretor Presidente do Grupo SOITIC.
Processo Organizacional por Padrão GESTIC
Gestão pela Tecnologia da Informação e Comunicação
A partir de agora, você deverá compreender e aplicar dentro de suas funções o modelo de Gestão - PROGESTIC.
Organização da empresa - Vídeo #4
As pessoas educadas em cima e conhecedoras de todos esses níveis, hoje elas trabalham suportadas por processos inteligentes. Uma forma de arquitetar um operacional, a produtividade, a integração do todo de uma empresa ou um Grupo de empresas, que eu chame de processos inteligentes.
Esses processos inteligentes têm que gerar consequentemente software, sistemas inteligentes. Então, este nível onde as pessoas vão trabalhar agora, estão suportados por processos e tecnologia, software e sistemas inteligentes, se possível, integrados em um sistema só.
É necessário então inteligência e tecnologia para sua importar os seres em suas funções, em seus setores e em suas empresas. Sendo assim no Grupo SOITIC, o Grupo SOITIC, que é dividido em várias empresas tendo como matéria-prima a tecnologia da informação e comunicação, para produção de soluções para as várias áreas e segmentos e dessas áreas para a sociedade.
Toda a empresa só existe se ela tiver um propósito de produzir alguma coisa.
Uma vez produzido, seja o que for, como eu digo sempre, de tijolos a aviões, isso tem que ser visto, isso tem que ser exposto para a humanidade. A forma de expor o que se é produzido hoje para a humanidade é muito diferente. A humanidade percebe o mundo através de aparelhos, onde lá no fim eu vou usar um smartphone, por exemplo, é lá que ela percebe o mundo e se percebe frente ao mundo.
Uma vez exposto o que é produzido ao senhor mercado, ao mundo, o mundo tem que ter acessibilidade a quem produziu aquilo. Então é necessário que cada empresa crie canais de acesso onde ele hoje pode ser uma porta física através de sua forma comercial presencial, física, mas a tendência, cada vez maior, será a forma de se expor o que for produzido, virtualmente.
Então é necessário que o senhor mercado chegue até a empresa através de canais de acessibilidade que não sejam lentos, obstruídos, burocráticos, burros. O senhor mercado tem que ter acesso a aquilo que é produzido hoje, dia e noite, sábado e domingo. Não existe mais o horário comercial, este está exaurido.
O mercado tendo acesso ao que foi produzido, ele tem que ser bem recebido. Então, não adianta ter tudo um acesso e a hora que o mercado chega lá, ele é atendido por pessoas que não conhece o que que se passa dentro da empresa, não estão em educadas para saber o que se passa na empresa, então a recepção ela é burra, ela passa a ser um obstáculo ao senhor mercado.
Então é necessário criar toda uma estrutura de recepção carinhosa, gentil, se possível amorosa ao Senhor mercado. Estas empresas têm muita chance de sobreviver e ser longevas.
Uma vez que o senhor mercado entrou dentro da empresa que produziu o que ela quer vender, é necessário lá dentro uma estrutura comercial fantástica, que realmente conheça as necessidades do senhor mercado e conheça o produto que vai satisfazer as necessidades do senhor mercado, então é necessária uma estrutura comercial inteligentíssima.
Essa estrutura comercial, de novo, não tem um horário comercial. Uma estrutura comercial não tem limite territorial numa empresa hoje, ela trabalha de noite, 24 horas por dia e sete dias na semana, sem limite territorial porque em qualquer ponto, se próximo da empresa existe um senhor mercado interessados no que ela produziu, nas distâncias também irão existir. Então essa empresa tem que ter uma forma de logística para satisfazer no mercado cada vez mais longe dela.
Então a estrutura comercial, de novo, é balizada muito em cima da forma com que o produto é exposto e a estrutura comercial tem que ser muito inteligente, muito organizada.
Uma vez feito todo um esforço em chegar a comercialização do que foi produzido dentro da empresas e setores do Grupo SOITIC, este processo começa a ser administrado e existe um setor, que nós chamamos de administrativo, onde ele se responsabiliza pelo pós-venda, ele se responsabiliza pela ouvidoria, ouvir, escutar sugestões e críticas dos nossos clientes ou colaboradores. Existe uma estrutura de comunicação e CRM permanente entre o Grupo, seus setores, e os nossos colaboradores e clientes.
Existe uma estrutura que cuida de tudo que nós chamamos de documentação ou contratos, porque, como eu já disse, em essência nós comercializamos contratos, nos cumprimos contratos, e isto é muito bem cuidado dentro do setor administrativo. Este setor é responsável e está integrado com todos os demais setores do Grupo SOITIC em todas as suas empresas, suportado por um sistema, um software muito inteligente e integrador, reduzindo burocracias, desperdícios e reduzindo tempo, levando em agilidade para que cada necessidade de cada cliente o colaborador nosso seja resolvida, se possível, em tempo real ou de uma forma muito mais rápida e humana que é a nossa atenção em relação aos nossos colaboradores ou clientes.
Ainda é burocrático nesse momento da humanidade a relação nossa com algumas instituições governamentais ou oficiais. Uma das questões está relacionada com os aspectos legais, as leis, as leis trabalhistas, as leis civis, todas as formas de leis que nos envolve. Então, muitas empresas, e o Grupo SOITIC em especial, como somos produtores de soluções virtuais, elas são traduzidas em contrato, em documentação, então a documentação ela é fundamental, seja interna entre os integrantes do Grupo, assim como o Grupo com o senhor mercado, e depois o comercial fechando negócio, transformando esse negócio em um contrato.
Então é necessário uma estrutura jurídica, inteligente, que conheça o que é produzido, conheça as formas comerciais, conheça o senhor mercado, conheça o cliente, o colaborador que consumiu aquela solução, e que este processo documental seja permanente, inteligente, de novo virtual, não é necessário papéis em momento nenhum, papel físico em momento nenhum, tudo isso que eu disse para vocês até agora, salvo alguns aspectos exigidos por estruturas exauridas e arcaicas, seja no universo jurídico, seja no universo governamental e etc. mas essas coisas também estão com os dias contados, porque tudo vai passar a ser virtual, seguro e com todas as garantias. Então no setor jurídico ele é fundamental dentro de uma empresa.
A empresa, como eu disse, é hoje muito mais mental do que corporal. Porque a tecnologia, seja lá no agronegócio, seja numa fábrica de avião, de automóveis, de peças ou serviços, ou só software, a tecnologia está substituindo todo o corpo humano, e substituindo o cérebro, e sendo um auxiliar das mentes. Então é fundamental dentro de uma estrutura que ela tenha uma instituição, uns recursos humanos, capaz de prospectar mentes adequadas às funções dentro daquela empresa. Prospectar mentes humanas já com certo conhecimento ali dentro para executar as suas funções, mas principalmente mentes humanas abertas, mentes livres, abertas pelo menos para absorver a educação corporativa aplicada e num espaço curto de tempo começar a produzir, e produzir com agilidade e precisão o propósito de uma empresa. Então os recursos humanos, cercado da parte educacional, é fundamental para uma instituição empresarial, seja pública ou privada. E no Grupo SOITIC isso já é aplicado há muito tempo.
Todo esse esforço, este momento da sociedade, ele termina em uma coisa, já que nós estamos numa sociedade capitalista, ele termina uma coisa que eu chamo de dinheiro, Money.
Então como vamos saber e recolher todo esse trabalho, todos esses esforços, ele é transferido em um símbolo que nós chamamos de dinheiro. Então dentro da estrutura do Grupo SOITIC existe a parte financeira, que interpreta os resultados de cada setor, os custos, e as despesas, as receitas, permanentemente em tempo real, para que isso seja transformado em informações, gráficos, e que a gente possa tomar atitude antes de qualquer prejuízo muito acentuado, antes de qualquer situação que leva, e normalmente leva, as empresas a falência, qual o setor, qual empresa está sendo mais pesada, qual setor qual empresa está sendo mais lucrativo.
Então, de novo, o financeiro, o fiscal que a relação de uma empresa com o governo e o contábil, tem que estar integrado com tudo o tempo todo.
Não adianta você encantar e satisfazer o mercado, o seu cliente, temporariamente. Cliente silencioso é cliente morto. Então é necessária uma forma de relacionamento e um relacionamento positivo e com alta identidade com aquele cliente ou aquele colaborador que consumiu alguma coisa da empresa. Esse relacionamento tem que ser permanente, ele tem que ser muito, ter fortíssima identidade com o cliente.
Uma forma de relacionamento permanente com os colaboradores, ou seja, os clientes, onde o negócio já foi efetivado é assistido. Não cabe mais o tal da assistência técnica.
É necessária uma assistência ampla, 24/7, com alta identidade e aquilo que o colaborador, o senhor mercado, adquiriu do Grupo. Então nós temos uma estrutura de assistência que vai muito além do técnico, que realmente tem um compromisso humano, tem um compromisso educacional, tem um compromisso de conhecimento, para levar segurança, para levar conforto a qualquer colaborador, o cliente do Grupo SOITIC, o tempo todo em qualquer ponto do Brasil ou fora do Brasil.
Esse ciclo não se termina aí, porque tudo se renova no universo, o tempo todo está se renovando. Essa evolução é inexorável, eu diria que ela está inclusive além das forças humanas. Então, é necessário que a empresa esteja pronta para se renovar, aprimorar, melhorar esse ciclo o tempo todo.
Isso só é possível através de um PROGESTIC, ou seja, utilizando as dádivas deste momento da humanidade, que é a tecnologia da informação e comunicação, que é a nossa capacidade de poder utilizarmos um micro, um subatômico e isso são dádivas e todas as dádivas, elas têm que ser agradecidas, toda energia, toda intenção, toda vontade, toda responsabilidade de todos dentro do Grupo SOITIC, nessa inteligência, nessa arquitetura, nessa estrutura que nós chamamos de PROGESTIC tem um propósito, é respeitar o senhor mercado e buscar nele as necessidades deles e auxiliá-lo em suas necessidades e servir a quem já nos é cliente ou que nós chamamos de colaborador.
Então, toda a nossa energia deve ser voltada em função do colaborador, porque é ele que sendo fidelizado e estando em um nível de contentamento e mesmo em um nível de felicidade em relação conosco, o que eu percebo então que nós cumprimos a função que nos é dada através das empresas e setores do Grupo SOITIC.