PROGESTIC

Origem e Conceito - Vídeo #1


PROGESTIC

Prezado(a) integrante,

 

Apresentamos a você: 

Processo Organizacional por Padrão GESTIC

Gestão pela Tecnologia da Informação e Comunicação

A partir de agora, você deverá compreender e aplicar dentro de suas funções o modelo de Gestão - PROGESTIC.  

Segue abaixo transcrição do 1º vídeo referente aos conteúdo do  PROGESTIC apresentado pelo Dr. Agnaldo - Diretor Presidente do Grupo SOITIC.

 

 

Origem e Conceito - Vídeo #1

 

Olá, o propósito desse conteúdo é mostrar como o Grupo SOITIC se organiza e sua forma administrativa e todos os seus setores e empresas.

Para tanto eu vou fazer uma história, uma breve história da forma organizacional da humanidade.

Eu diria que todo universo é absolutamente organizado desde sua estrutura menor, que nós conhecemos até o momento como o átomo, que se organiza através de suas forças, mostrando o movimento de elétrons em torno de estruturas nucleares com uma perfeição absurda e isso desde que foi criado a matéria. Portanto, toda a matéria é altamente organizada. E sua estrutura macro, as galáxias, os bilhões delas, a nossa estrutura do Sistema Solar, nossos planetas, nossos satélites e a própria terra, é de uma organização maravilhosa.

Eu acredito que isto foi proposto e executado, por uma inteligência muito mais avançada que a nossa inteligência atual, que não chega próximo do propósito desta inteligência.

Aqui no planeta Terra todos os organismos vivos, dos menores microbiológicos, o mais simples deles, os vírus, por exemplo, os organismos unicelulares, aos mais simples pluricelulares, eles têm uma forma organizacional típica e extremamente eficiente.

Nós vemos uma floresta e lá todas as espécies de árvores, em todo o seu ambiente, se organiza de uma forma fantástica.

Os animais vertebrados, que não seja o ser humano, são organizados instintivamente. Os pássaros e cada uma de suas espécies, os peixes, os animais mamíferos, se organizam talvez de uma forma instintiva através de uma mensagem arquivada de alguma forma em suas mentes ou seus cérebros. De tal forma que eles exercitam essa forma organizacional administrativa há milhões de anos, aonde para cada uma dessas situações, a organização se manifesta em seu propósito máximo que é ser e ter o máximo possível de eficiência com o mínimo possível de desperdício de energia, com o propósito básico de garantir, vamos dizer assim, a sobrevivência de todos, do todo e de tudo neste universo.

O ser humano tem uma característica extintiva própria de se organizar e ser administrar. Somos uma espécie diferente porque nós somos dotados de determinadas vantagens, eu diria mentais, em relação a matéria inerte, em relação aos demais seres vivos que nos circundam. O ser humano desde os primórdios que nós conhecemos da humanidade, ele tenta exatamente isso: Uma forma de administrar-se em conjunto, organizar-se para buscar a sua sobrevivência eternizando-se em sua espécie.

Desde os primórdios da humanidade ela buscou alguma forma de perpetuar-se, organizando-se desde as primeiras aglomerações da humanidade em torno de uma fogueira, aglomerações maiores em pequenas civilizações, as organizações das cidades, as organizações de civilizações, elas sempre buscaram formas de se administrar melhor sempre com o propósito de perpetuar-se.

A humanidade vem se organizando e é muito recente as formas mais modernas de nós nos organizar, por exemplo, até recentemente, e ainda existe resquícios, a humanidade se organizava e hierarquicamente, sempre buscando tudo isso, e fez a corte, a plebe, o povo, uma forma de se organizar. Depois ela evoluiu para outras formas mais próximas do povo, chegando ao momento atual que é a democracia. Assim nós tentamos nos organizar socialmente.

E junto dessa história, desses eventos vem as formas organizacionais que nós chamamos de empresas.

As empresas atuais são administradas e busca-se cada vez mais formas mais efetivas de se administrar. Mas até há pouco tempo as empresas se administravam de forma caótica, porque se imaginarmos que nós não tínhamos a escrita, nós tínhamos só a fala, nós não tínhamos formas de registros. A gente tentava organizar-se através da memória e esse tipo de organização sempre gerava uma burocracia necessária rígida, e um dos grandes exemplos que nós temos, são as formas com que os exércitos se organizavam. 

Generais, níveis de generais abaixo deles, até chegar nos seus soldados. Procurava-se não quebrar essa hierarquia, que dentro dos exércitos são seguidos a ferro e fogo até hoje. E essa ideia foi trazida para dentro das empresas.

Recursos com que a humanidade veio se organizando, eu até diria, a Revolução Industrial, que foi construída em cima da física clássica ou das leis newtonianas, vamos dizer assim, foi um evento muito marcante para a história da humanidade e muito recente.

Até ali, o ser humano era sua causa e seu efeito balizado com seu corpo. Com a física clássica e as leis de Newton, nós começamos a administrar o macro e conseguimos criar coisas, forças e energias além do corpo humano, explorando as energias naturais como a lenha, o vapor, criamos as máquinas que multiplicavam a força do homem, criamos energias fantásticas como as energias fósseis, carvão, petróleo e depois a eletricidade. E fomos nos modernizamos em máquinas e máquinas, de tal forma que esta revolução em cima da física clássica levou a humanidade ao que eu chamo de uma sobra.

A humanidade conseguiu produzir o que era necessário e passamos a ter sobras, o que é típico apenas da raça humana, porque na matéria nós não vemos a matéria organizar-se buscando a sobra, nos vegetais, nós não temos índios organizar-se buscando a sobra e nos demais tipos de animais mesmos os micros aos invertebrados eles buscam organização apenas para se sustentarem e se perpetuarem. Mas o ser humano tem um estado mental na organização para buscar cada vez mais a sobra.            Em cima desta história da física clássica, as empresas também se organizaram com muito mais modernidade, criando processos relativamente inteligentes e sistemas operacionais inteligentes, seja na fabricação de bens ou produtos. Ela vem se aprimorando cada vez mais, porém ainda em cima de uma hierarquia de processos, que vamos dizer assim, que são baseados ainda em níveis de pessoas, burocracias e cujos resultados levam a desperdícios, leva a ineficiência e até recentemente todas as empresas eram organizadas desta forma.

Eu diria que esse modelo clássico em que as empresas, as instituições privadas ou governamentais, estão organizadas até o momento balizadas em pessoas, em processos nada inteligentes, em sistemas operacionais não tão eficientes, estão exauridos. Esse nível burocrático está levando de novo ao desperdício, a ineficiência, principalmente na parte, eu diria, de governos onde não há uma preocupação básica, que eu digo que é a existência de qualquer organização é buscar a sustentabilidade, é perpetuar sua espécie, perpetuar-se.

Toda forma governamental hoje busca e traz a sua riqueza sua energia já pronta então só nesse aspecto eu diria que toda forma governamental está exaurida e as empresas que ainda estão balizadas nuns processos burocráticos, conforme descrevi também estão exauridos.

Sempre que a humanidade está pronta preparada para o novo este novo nos surpreende e chega.

Então eu vou apresentar agora um novo modelo organizacional administrativo que eu chamo de um padrão GESTIC.

GESTIC é tudo aquilo que nasce, tem origem, é gestado em cima da tecnologia da informação e comunicação, cuja ciência está suportada pela física moderna ou física quântica. Quando botamos e conseguimos manter a física clássica para administrar o macro, e hoje nós conseguimos através da física moderna e suas leis administrar um micro, então eu vou falar de um novo modelo administrativo balizado em sistemas inteligentes em processos inteligentes e sistemas inteligentes tendo como base a tecnologia da informação e comunicação.

 

 

Para assistir ao vídeo acesse: https://youtu.be/EzwCXSdLAHY

 

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO