Postura saudável no computador.

Cada vez mais, e devido à evolução das sociedades, as pessoas passam várias horas por dia em frente ao computador.


Postura saudável no computador.

 

 

Cada vez mais, e devido à evolução das sociedades, as pessoas passam várias horas por dia em frente ao computador. Cada vez mais os sistemas de trabalho são informatizados, o que obriga os trabalhadores a passarem grande parte do dia sentados numa secretária a utilizar o computador.

É sabido que esta postura de trabalho está fortemente relacionada com hábitos de sedentarismo. Os riscos e problemas associados ao sedentarismo são hoje em dia amplamente conhecidos e divulgados.

Um dos principais problemas inerentes ao sedentarismo é a postura com que as pessoas se sentam na secretária do computador.

Uma postura incorreta poderá levar ao aparecimento de doenças e problemas relacionados com a coluna, problemas que podem ser mesmo irreversíveis e causar um desconforto significativo.

Assim sendo, é importante seguir algumas regras relativas à postura enquanto estamos sentados. Vejamos algumas dessas regras:

A cabeça deverá estar sempre direcionada para a frente e ligeiramente para baixo, nunca para cima; As costas devem estar sempre encostadas à cadeira, de forma a manter sempre as costas direitas e relaxadas; Devem ser preferidas cadeiras que possuam suporte para o braço e pulsos; O rato do computador deverá encontra-se logo ao lado deste e nunca muito distante, pois essa distância levará o braço a fazer movimentos que poem em causa uma boa postura; Os joelhos devem estar sensivelmente posicionados ao mesmo nível da anca; A intensidade da luz emitida pelo monitor do computador não deve ser demasiado baixa nem demasiado alta.

Estas são algumas medidas que nos ajudam a ter uma postura correta, não apenas ao nível da postura em si, mas também ao nível de evitar um cansaço excessivo dos nossos membros e sentidos essenciais, como a visão.

O sedentarismo é, de facto, um problema, mas felizmente existem uma série de regras que nos permitem tornar este problema menos abrasivo.

Talvez você goste:

Agilidade e a Precisão
  • Publicado em
  • 27/04/2021
Agilidade e a Precisão
Engrenagens para o sucesso
  • Publicado em
  • 05/02/2021
Engrenagens para o sucesso