- Publicado em
- 28/12/2023
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Com o atual desenho das políticas educacionais, e com a normatização de sistemas distintos, a América Latina nunca terá educação pública de qualidade, diz o colombiano
O problema da educação na América Latina não é a falta de dinheiro, nem a precariedade da formação ou da carreira dos professores. É um problema de “desenho”, ou seja, do tipo de educação que se forjou em nossas sociedades, modelada por conjunturas histórias e culturais. Portanto, se nossa educação fomenta a desigualdade, este é o resultado de escolhas que fizemos enquanto sociedade. Considerado um dos pensadores-chaves para compreender as relações entre educação e democracia, o filósofo e educador colombiano Bernardo Toro esteve em Campinas (SP), em outubro último, para participar da abertura da 5ª Semana de Educação e falou com Educação. Veja a entrevista a seguir.
Como o senhor está vendo a educação pública na América Latina na atualidade? Eu creio que, com o atual desenho das políticas educacionais, a América Latina não vai chegar a ter uma educação pública de qualidade. Nem o Chile, nem a Colômbia, nem o Brasil. Porque aceitamos como normal a existência de dois sistemas educacionais. Quando se aceita que exista um sistema educacional com um nível de qualidade e outro, com outro nível de qualidade, nunca a sociedade terá um sistema educacional de alta qualidade. Se não é totalizante, a excelência é sempre excludente.
Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/