- Publicado em
- 28/12/2023
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Envio de E-mail Marketing: Uma Tendência
Muitas perguntas ocupam a cabeça de quem trabalha com marketing. Quais as tendências para o futuro? Para onde o marketing vai caminhar? Quais serão os próximos passos das campanhas de email marketing?
É difícil definir com exatidão quais as mudanças no cenário de marketing e comercial das empresas e indústrias, entretanto, é possível prever que algumas tendências estão se fortalecendo, o que requer atenção especial das equipes para atender e implementar mudanças necessárias, exigidas pelo mercado.
A primeira tendência identificada é a conexão das empresas com as redes sociais. Especialmente no Brasil somos cada vez mais usuários das redes sociais e todas as pessoas se voltam para a internet em busca de informações, contatos, relacionamentos, com outros indivíduos e com empresas também.
Essa busca pela conectividade exige que as empresas estejam preparadas para receberem seus consumidores pela internet, através de seus canais de atendimento, telefones, e-mails e, também, redes sociais. Neste cenário, as empresas precisam adaptar suas comunicações por e-mail, no caso do e-mail marketing, facilitando o compartilhamento da mensagem e estimulando os leitores a dividirem seus conteúdos com amigos e conhecidos.
A personalização e segmentação das mensagens fará toda a diferença. Antigamente a comunicação era voltada para a massa e a televisão dominava este meio de contato entre companhias e indivíduos. Mas, felizmente, o cenário mudou completamente de alguns anos para cá e continuará mudando. Atualmente são diversos dispositivos que disputam a atenção dos usuários e estamos na era das multi telas, onde muitas pessoas ficam em frente a televisão, mas utilizando seus tablets, computadores, smartphones e as vezes todos juntos, ou seja, a televisão disputa espaço com diversos dispositivos que antes não existiam. Isso faz com que as empresas dediquem muito mais tempo e atenção ao criar suas campanhas de marketing e newsletters, uma vez que elas precisam ser muito mais chamativas, personalizadas e segmentadas para, de fato, chamarem a atenção dos usuários em meio à tantas informações.
É importante também entender que, quanto mais qualificada for a lista de e-mails e contatos de sua empresa, melhores serão os seus resultados com o envio de campanhas! Se as pessoas na sua lista há tempos não interagem com suas campanhas, abrindo, clicando ou comprando com você, é melhor rever suas estratégias o quanto antes.
Seja mobile, seja responsivo! Justamente pela tendência das multi telas é necessário que empresas adaptem seus e-mails aos diferentes dispositivos e tamanhos de tela que existem. Ter um design responsivo, ou seja, com conteúdo que se adapta ao tamanho da tela onde está sendo visualizado, é uma tarefa primordial para o novo ano. Se sua empresa ainda não trabalha com comunicações responsivas na internet, coloque isto na sua lista de prioridades!
Também é necessário analisar mais a fundo a relação de sua empresa com seus clientes. No caso do e-mail marketing não basta somente analisar taxas de cliques e taxas de abertura, mas é preciso analisar o histórico de relação do seu cliente com a empresa, identificar quais são os clientes mais fiéis e que mais interagem, identificar tendências de comportamento destes clientes e outras informações específicas que possam ajudar sua empresa a direcionar cada vez mais suas comunicações.
Fazer marketing e propaganda por e-mail é uma grande chance que as empresas têm de se aproximarem de seus clientes, entretanto, deve ser feito de maneira correta. Para chegar lá em e melhorar seus resultados e o relacionamento da sua empresa com seus clientes, recomendamos que sejam seguidas as dicas acima, pois, além de já serem tendências bastante fortes neste ano, ainda são um pouco novas e desconhecidas para certas empresas. Socializar em conjunto com as redes sociais, segmentar e personalizar ao máximo o conteúdo para seus clientes, adaptar suas comunicações para diferentes telas e dispositivos e analisar melhor seus resultados!