Estudos

5 dicas do campeão de memorização para uma videoaula


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5 dicas do campeão de memorização para encarar uma videoaula

Renato Alves, recordista brasileiro de memorização e autor do livro " Faça Seu Cérebro Trabalhar Por Você", indica como tirar o máximo das aulas a distância. As dicas também servem para quem estuda frequentemente ou precisa de concentração no trabalho, confira!

Fonte: Exame online

Para quem tem o perfil, o ensino a distância é um grande aliado no desenvolvimento de carreira e na preparação para provas e concursos públicos. De acordo com Renato Alves, primeiro recordisda brasileiro de memorização e autor do livro “Faça seu Cérebro Trabalhar por Você” (Editora Gente) a palavra que vai definir se aluno tem ou não o tal perfil adequado para apostar em cursos online  é disciplina. “É uma necessidade para o ensino a distância e ajuda na conquista do conhecimento”, diz. Então partindo dessa premissa, Alves dá cinco dicas que ajudam a tirar o máximo proveito de uma videoaula:

  1) Evite interrupções para não perder o foco   Geralmente a videoaula é assistida pelo computador ou outro dispositivo móvel, o que permite distrações. Rede social aberta, sites de notícias, Skype podem ser os personagens centrais da perda de foco. Ruídos no ambiente como a televisão ligada ou o celular que toca a todo momento completam o quadro propício para o desvio inevitável da atenção. Por mais multitarefa que você se considere, a seu poder de retenção vai se prejudicado certamente, caso não atente a estes aspectos. Alves indica que o aluno escolha um horário e um local livres de interrupções. “Ambientes interno e externo livres de estímulos proporcionam maior rendimento”, explica. Para os viciados em redes sociais ou outros sites, que não resistem a uma “espiadinha” no feed de notícias do Facebook, por exemplo, Alves indica aplicativos como o Self Control, que bloqueiam acessos a sites que a pessoa escolher pelo tempo que ela determinar.    2) Deu sono? Levante-se    Alves diz que uma estratégia para barrar a sonolência que insiste em aparecer quando você aperta o “play” é levantar-se. “Muitas vezes o tema é sério, o professor não é engraçado e isso pode dar sono mesmo. A regra é assistir de pé”, diz. Ele explica que ao levantar-se, o cerebelo, parte do encéfalo responsável pelo equilíbrio, “corta” o sono. “Já fiz experiências e quanto tenho sono, fico de pé que passa”, conta. Na dúvida, pause e volte. A dica é para as aulas que são gravadas. “Esta é a grande vantagem do ensino a distância, é sempre possível pausar, voltar o vídeo”, diz Alves. Ficou com dúvida, pare, assista novamente, pesquise, e no caso de a dúvida persistir, anote e entre em contato com o professor, assim que possível.   3) Na dúvida, pause e volte   A dica é para as aulas que são gravadas. “Esta é a grande vantagem do ensino a distância, é sempre possível pausar, voltar o vídeo”, diz Alves. Ficou com dúvida, pare, assista novamente, pesquise, e no caso de a dúvida persistir, anote e entre em contato com o professor, assim que possível.   4) Faça anotações e tente “explicar o conteúdo a si mesmo   A cada pausa, Alves sugere que seja feita a “confirmação” do conteúdo apreendido para estimular a memória. “É que quando assistimos uma aula, trabalhamos com memória operacional, são estímulos elétricos no cérebro que rapidamente serão esquecidos”, diz. Fazer anotações ou tentar explicar o tema abordado na videoaula a si mesmo são maneiras de estimular o córtex cerebral a formar novas sinapses, segundo o especialista em memorização. Assim, você ajuda o seu cérebro a “processar” e reter as informações.   5) Revise o conteúdo imediatamente após o término da aula   Assim que terminar de assistir à videoaula, faça uma revisão do conteúdo que você aprendeu. “Isso é muito importante e deve ser feito imediatamente após a aula”, diz Alves. Para guardar o conteúdo de vez, ele também sugere que uma nova revisão após 24 horas.

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