O que é mineração de dados?

Conheça o processo que vem ganhando importância no cenário organizacional


O que é mineração de dados?

Diariamente, uma quantidade gigantesca de dados é gerada, seja na internet, seja no ambiente interno organizacional. De visitas a portais de notícias até compras online, cada ação que executamos gera dados que podem ser utilizados para diversos tipos de análise. 

Mas encontrar informações úteis em meio a tantos dados pode ser um desafio: e é essa a função do data mining. 

Mineração de dados ou data mining é o processo de encontrar padrões, correlações e anomalias em grandes conjuntos de dados, com o objetivo de prever resultados. 

Trata-se de uma combinação de técnicas empregadas para auxiliar gestores e outros profissionais a adotar medidas estratégicas, como cortar custos, aumentar rendimentos, reduzir os riscos e melhorar o relacionamento com os clientes. 

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o que é a mineração de dados e como esse processo pode ajudar sua empresa a alcançar bons resultados. Confira!

 

O que é mineração de dados (data mining)?

Data mining é a prática de examinar dados coletados em diversas fontes -  geralmente através de algoritmos e outras ferramentas de automação - para encontrar padrões e gerar novas informações úteis. Trata-se da junção de conhecimentos nas áreas de estatística, inteligência artificial e machine learning. 

A mineração de dados é capaz de evidenciar tendências de consumo e interação de clientes e potenciais clientes de uma empresa, por isso é uma ferramenta essencial para a tomada de decisões. 

O data mining surgiu com a economia da informação, em que a informação e o conhecimento são tratados como mercadorias e bens de produção. 

Uma vez que na economia da informação praticamente todas as transações e operações organizacionais geram algum tipo de dado, o data mining é imprescindível nesse cenário, aplicando equações matemáticas e estatísticas para analisar tais elementos. 

 

Por que utilizar a mineração de dados?

Como dissemos, o data mining é utilizado com objetivo de encontrar padrões e correlações entre os milhões de dados gerados a cada momento. 

Portanto, esse processo pode ser aplicado em empresas dos mais diversos setores, como varejistas, bancos, indústrias, operadoras de telecomunicações, etc. 

A partir da mineração de dados, é possível descobrir relações entre variáveis distintas, permitindo descobrir como a economia, a concorrência e as mídias sociais estão afetando os negócios. 

Dentre as principais vantagens de se utilizar a mineração de dados estão:

Separar “ruídos” que possam ser caóticos e repetitivos em meio aos seus dados;

Apontar o que é relevante e indicar o uso dessas informações para avaliar resultados possíveis;

Acelerar as tomadas de decisões estratégicas e bem-informadas. 

 

Como aplicar o data mining em ambientes de negócio?

Sempre que estivermos falando da existência de processos definidos, estaremos diante de dados. 

Portanto, o data mining pode ser aplicado como uma alternativa às análises feitas por meio de planilhas dinâmicas ou estatística descritiva - isto é, quando o processo precisa ser automatizado. 

Dados gerados internamente 

Dados transacionais e/ou operacionais podem ser tratados e minerados, auxiliando os gestores a melhorar suas estratégias. 

Como exemplo, podemos citar os dados de CRM (Customer Relationship Management - Gestão de Relacionamento com o Cliente), ERP (Enterprise Resource Planning - Planejamento dos Recursos da Empresa), softwares de marketing digital, e-commerce, supply-chain (cadeia de logística), entre outras inúmeras áreas de negócios.

Dados pessoais 

Na economia da informação, dados que descrevem as pessoas são centrais: precisamos saber quem são, onde estão e que produtos/serviços estão utilizando os nossos potenciais clientes. 

Entretanto, a maneira como é feito tratamento de dados pessoais vem sofrendo modificações, especialmente em razão da LGPD. Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo no blog. 

É importante destacar que não existe uma “receita de bolo” quando nos referimos à mineração de dados. Portanto, cada empresa deve adaptar os métodos e ferramentas utilizados de acordo com as suas necessidades. 

Outro aspecto relevante é que a grande quantidade de dados a serem avaliados faz com que a mineração não seja eficiente se for realizada apenas pela ação humana: é essencial contar com tecnologias cada vez mais avançadas. 

Disto, reforçamos mais uma vez o protagonismo da transformação digital para o desenvolvimento das empresas e da sociedade em geral. 

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