- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
A Robotic Process Automation (RPA) significa automação de processos que pode ser aplicado em diversas tarefas da empresa. O RPA permite a criação de robôs e execução em ambientes web, interagindo com sistemas operacionais, planilhas Excel, documentos em Word, PDF, e-mails, integra com API’s como por exemplo Captcha e reCaptcha, sistemas de gestão ERPs, entre outros.
O RPA se baseia na tecnologia de screen scraping, da mesma maneira que um humano, com maior precisão. Implementar uma solução RPA é semelhante a treinar um novo funcionário. A programação do robô é feita por meio de códigos simples, ou seja, para que a área de negócios tenha a autonomia em desenvolver seus próprios robôs, sempre com a orientação de um operador humano, que demonstra os passos e regras da tarefa. Uma vez que o robô desenvolve o aprendizado da tarefa, passa a executá-la sem a necessidade de orientação constante na mesma interface utilizada pelos funcionários humanos. Quando o robô identifica uma etapa não prevista, a demanda é encaminhada automaticamente para o responsável da área correlacionada. E quando ele identifica um erro, um campo faltando ou um site fora do ar, a demanda também é encaminhada para o responsável. Em vez de substituir outros softwares utilizados na empresa, o RPA navega na camada visual (Front End), ou seja, não precisa entender de código de programação para desenvolver robô.
Uma pesquisa realizada pela Forrester Consulting identificou um dado interessante. 49% dos funcionários entrevistados indicaram a eliminação de grande parte ou na totalidade das tarefas mais maçantes e rotineiras. É exatamente por isso que o RPA ganhou espaço e, de acordo com a mesma pesquisa, continuará como tendência, superando gastos globais em mais de US$ 12 bilhões até 2023. Se a sua empresa ainda não faz parte desta parcela de empresas, com certeza fará para retomar o crescimento nos próximos anos.
Processos existentes
O RPA irá automatizar as operações com os processos existentes, maduros e recorrentes, que interagem com a infraestrutura legada, reduzindo erros, retrabalho, tempo e custo.
Processos repetitivos e recorrentes: Processos repetitivos são considerados ideais para a implantação de tecnologias de RPA, pois demonstram a curto prazo a produtividade que o RPA pode oferecer.
Processos com dados distribuídos: Utilizamos o RPA na busca dos dados distribuídos em diversas fontes, como sistema, e-mail, planilhas, sites etc., a robotização se faz necessária, auxiliando em centralizar de uma maneira rápida e eficiente todos os dados.
Processos com grande volume de dados: A automação de processos de grande volume de dados é usada para apoiar, reduzir tempo de entrega, diminuir o fluxo de trabalho e fazer com que o colaborador execute tarefas estratégicas e decisórias. São exemplos produtividade, emissão de nota fiscal, cotações, emissão de boletos, avaliação de preço, reajustes, com fornecedores e clientes, condições de pagamento entre outras demandas.
Benefícios da Automação
Foque no seu negócio : Com o RPA automatizando as tarefas operacionais e repetitivas, sua equipe poderá focar em ações que geram resultado para seu negócio.
Rápida Implementação: Os projetos de RPA são rápidos e eficientes, permitindo a automação do primeiro processo em semanas.
Eficiência e Performance: Com a ajuda do RPA seus processos automatizados, gerarão altos indicadores de eficiência, produtividade e performance o tornando mais competitivo.
Redução de erro: O RPA otimiza e dá precisão, eliminando o erro humano. Evitando problemas e retrabalho que ocorrem no seu dia a dia.
Enviado por Samsung SDS