- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Quando você se depara com uma escada na sua frente, bate aquela preguiça de subir e você acaba indo de elevador ou de escada rolante? Observe a quantidade de pessoas que opta por esses meios ao invés de subir pelas escadas convencionais, formando até filas e aglomerações nos elevadores e escadas rolantes. São essas pequenas escolhas diárias que fazem toda a diferença para nosso corpo e para nossa saúde.
Adotar o hábito de subir escadas é simples e é também um ótimo começo para mudar o estilo de vida e se preocupar mais com a saúde. Com uma rotina cada vez mais agitada, fica difícil conseguir um tempo para ir à academia ao longo da semana, portanto, tente sempre se exercitar ao longo do dia. Usar a escada do prédio onde mora ao invés do elevador quando volta do trabalho, deixar as escadas rolantes de lado em shoppings ou metros são alguns exemplos de ações que podem beneficiar a sua saúde.
Subir e descer escadas é uma atividade aeróbica bastante eficaz para gastar energia e trabalhar os músculos das pernas. Essa prática regular pode trazer benefícios de curto, médio e longo prazo, confira alguns deles:
Queima calorias. Por ser uma atividade aeróbica, proporciona grande gasto de energia. Fortalece as pernas e os glúteos. Os músculos dos membros inferiores são os mais trabalhados. Subir e descer escadas equivale a agachamentos na academia. Melhora a saúde cardiovascular e fortalece os pulmões. Como é uma atividade que exige fôlego, os pulmões e o coração trabalham de forma mais intensa, fortalecendo-os. Proporciona mais energia e vitalidade. Como qualquer atividade física, hormônios como a endorfina são produzidos, o que aumenta a sensação de bem estar. Poupa tempo. Utilizar as escadas te poupará mais tempo do que ficar esperando o elevador e evita as aglomerações em escadas rolantes, principalmente em horários de pico de locais públicos.Assim como subir escadas, descer também traz benefícios para o corpo. Na subida, glúteos e quadríceps são tonificados, já na descida, só os quadríceps que trabalham reduzindo o impacto da gravidade. O ideal é realizar as duas atividades, mas ao descer é preciso tomar cuidado com as lesões. Vá devagar e tome cuidado para não forçar demais os joelhos.
Luís da Costa, 46, trabalha praticamente o dia todo sentado no escritório. Há algum tempo ele dispensou o elevador e passou a utilizar as escadas do prédio onde mora. “Trabalho o dia todo e não consigo ir à academia, descer e subir de escada é uma forma de me exercitar, minha saúde agradece!”, diz ele. Luís mora no oitavo andar, mas afirma que no começo só subia quatro andares de escada e ia o restante do caminho de elevador. Mas com o passar do tempo, ele foi progredindo conforme seu condicionamento físico melhorava. Hoje, ele sobe e desce os oito andares de escada pelo menos duas vezes por dia.
Agora que você sabe os benefícios de subir e descer uma escada, ainda vai preferir a escada rolante ou o elevador? Se você possui uma escada disponível no seu dia-a-dia, não perca a oportunidade. São essas pequenas escolhas e hábitos da nossa rotina que fazem total diferença para nossa saúde.
Fonte: Gazeta Online, Melhor com Saúde.