- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Com a chegada do mês de novembro, não podemos esquecer da campanha Movember ou NO SHAVE NOVEMBER. Um evento anual que envolve o cultivo de bigodes durante o mês de novembro para aumentar a conscientização sobre as questões de saúde masculina, como câncer de próstata, câncer testicular e suicídio de homens.
O objetivo do Movember é "mudar a cara da saúde dos homens." Em 2012, o Global Journal listou o Movember como uma das 100 maiores ONGs (organização não governamental) do mundo.
Centros de pesquisas tem trabalhado para desenvolver estratégias efetivas na conscientização e promoção do autocuidado masculino. Uma pesquisa na University of British Columbia apontou que fatores sociais podem afetar significativamente a saúde, incluindo raça, cultura, status socioeconômico, educação e níveis de renda.
No último Dia Internacional do Homem, a OMS (Organização Mundial de Saúde) escreveu cinco dicas simples que todos os homens podem fazer para garantir uma vida mais saudável e melhor, sob o seguinte apelo: "Dia do homem é todo dia". São elas:
1. Conscientizar-seO conhecimento pode combater o estigma
Muitos homens que estão enfrentando problemas de saúde, como depressão ou pensamentos suicidas, não têm conhecimento de sua condição, o que alimenta ainda mais qualquer estigma que já possam sentir.
Mesmo que você se sinta saudável, exames regulares de saúde, como pressão arterial, níveis de açúcar no sangue e exames de próstata, são essenciais para detectar quaisquer problemas precocemente e manter a saúde.
Muitos homens são reticentes em falar sobre desafios de saúde ou falar sobre questões pessoais, mas programas - como grupos de apoio ao câncer de próstata - podem expandir sua zona de conforto criando espaços seguros para compartilhar experiências e discutir assuntos delicados.
Cuide da sua saúde, busque ajuda para problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade. Espaços seguros ajudam os homens a se abrirem.
2. Reduzir o uso de álcoolO uso nocivo de álcool matou quase 3 milhões de pessoas em 2016, sendo que 75% delas eram homens. Beber demais ou com muita frequência aumenta o risco imediato de lesões, acidentes rodoviários e violência.
O uso excessivo de álcool também pode causar efeitos a longo prazo, como danos ao fígado, câncer e doenças cardíacas. O uso prejudicial de álcool pode afetar sua saúde mental e ter um impacto negativo em sua família e nas pessoas ao seu redor.
3. Parar de fumarO tabaco é um dos maiores causadores de câncer, doenças pulmonares, cardíacas e derrames, matando mais de 7 milhões de pessoas todos os anos. E atenção, ele também causa impotência.
Quando você abandona o vício, de 2 a 12 semanas sua função pulmonar melhora. Em um ano, o risco de doença cardíaca já é metade do de um fumante.
4. Se alimentar melhorManter uma dieta saudável ajuda a prevenir diabetes e muitas outras doenças. Tente consumir mais frutas, vegetais, legumes (por exemplo, lentilhas), nozes e grãos inteiros, gorduras de boa qualidade, proteínas magras.
Limite a quantidade de sal a 1 colher de chá por dia, o açúcar a menos de 5% da ingestão total de energia e as gorduras saturadas a menos de 10% da ingestão energética.
5. Ser mais ativo1 em cada 4 pessoas não são suficientemente ativas. Os adultos devem fazer pelo menos 2 horas de atividade com intensidade moderada por semana. A atividade física ajuda a manter um peso saudável, reduz o risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes e câncer, além de ajudar a vencer a depressão e criar conexões!
Programas baseados em atividades que se vinculam aos ideais masculinos, como resolução de problemas e destreza física, funcionam bem. Men's Sheds, um programa que funciona na Austrália, Canadá e alguns outros países, atrai com sucesso homens com atividades de marcenaria, tutoriais de computador, jardinagem e eventos sociais informais.
Por fim, nunca se esqueça: saúde não é ausência de doenças e sim um bem estar físico, psíquico, mental e espiritual. Homem, mulher, criança, jovem, adulto, idosos. Não há distinção, todos precisamos cuidar da nossa saúde para atingir a longevidade.
Fonte: Caffeine Army