- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Vamos falar sobre consumo consciente e sustentável? No Brasil, 30% de todo o lixo gerado são embalagens, de acordo com o Instituto Akatu. Dá para imaginar o que acontece nas festas de final de ano, quando temos uma lista imensa de presentes para a família, os amigos e o pessoal do trabalho.
Como ter um natal sustentável, reduzir as compras e viver realmente o espírito natalino sem contribuir para o consumo excessivo que gera ainda mais poluição? Como manter um consumo consciente no Natal e contribuir para a sustentabilidade?
Otimize as compras para uma economia sustentável. Dar “só uma lembrancinha” para poder atender a demanda de tantos presentes está fora de moda no cenário de mudança climática em que vivemos. A poluição gerada pela produção dos bens – incluindo presentes, muitas vezes, sem importância – impacta diretamente no nosso planeta. Em tempos de isolamento na pandemia do coronavírus, que tal organizar um amigo secreto online com amigos ou a família? Isso é consumo consciente e sustentável: reduz o número de presentes e ainda é uma oportunidade de rever quem você ama, mesmo à distância.
Fique de olho na embalagem e passe um natal sustentável. Escolha embalagens e caixas para seus presentes que sejam realmente recicláveis ou que possam ser usadas depois, para outros fins. Assim, você pode engajar toda a família para atitudes mais sustentáveis.
Separe o que não usa e doe. Quer dica mais sustentável do que essa? Quando entram novos itens em casa, é hora de avaliar o que você já tem, o que não usa mais e separar para doação o que está em boas condições. É uma forma de ganhar espaço nos armários e fazer o bem . Afinal, sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade social têm tudo a ver!
Educar as novas gerações para o futuro. As crianças são as que mais ganham presentes no Natal e isso gera uma cultura de consumo em excesso desde cedo – além de ainda muito mais lixo e poluição. Então, falar em consumo consciente impacta diretamente no planeta que desejamos para nossos filhos:
Ensine as crianças a doarem um brinquedo sempre que ganharem um novo. Ensine o conceito de consumo consciente e sustentabilidade. Faça presentes artesanais com as crianças e ensine sobre economia sustentável. Combine com avós e padrinhos um único (e incrível) presente de Natal, ao invés de vários presentes menores. Oriente sobre como destinar as embalagens dos presentes para reciclagem.
Fonte: Blog Sodexo