- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Selecionamos 7 dicas para manter a motivação no trabalho que você pode começar a praticar agora mesmo!
1. Organize as suas atividades
A primeira dica para manter a motivação no trabalho está relacionado a saber exatamente o que você está fazendo. Pode parecer estranho falar isso, mas quantas vezes você já não se pegou perguntando a si mesmo “o que estou fazendo”? A quantidade grande de tarefas aliada ao desânimo gera essa sensação de que nunca sabemos exatamente no que estamos trabalhando, e que nunca conseguimos terminar uma tarefa.
Uma boa dica é trabalhar a sua organização no ambiente de trabalho, e você pode começar criando uma lista na qual você coloque as tarefas realizadas no dia, conhecido em inglês como “Got Done list”. Preenchendo essa lista todos os dias, você acompanhará seu progresso e, por estar vendo tarefas sendo concluídas, sua motivação no trabalho com certeza aumentará.
2. Estabeleça metasUma das melhores maneiras de manter a motivação no trabalho em alta é traçar metas a serem cumpridas. Essas metas manterão você em constante foco e aprimoramento. A existência de um ponto onde se quer chegar injeta ânimo em você para que obtenha essa realização pessoal.
Essa também é uma dica para manter a motivação no trabalho muito importante para você empregador. Traçar metas mantém seus funcionários motivados e produtivos. Mas não se esqueça de traçar metas reais, realizáveis. Muitos empregadores caem nesse erro de traçar metas impossíveis para que os funcionários não alcancem, e assim não recebam o bônus proposto pelo cumprimento da meta.
3. Valorize o seu trabalhoAprender a gostar daquilo que faz é a terceira dica para manter a motivação no trabalho. Esse com certeza é um ponto crucial para se manter motivado! Afinal, é como dizem: “Mais importante do que fazer aquilo que se gosta, é gostar daquilo que se faz”. Mas como fazer para alcançar isso?
Veja os pontos bons do seu trabalho, a diferença que ele faz na vida de outras pessoas, e isso fará com que você tome gosto pelo que faz. Tenha excelência, faça com dedicação, e você se sentirá bem consigo mesmo e se sentirá motivado.
Martin Luther King Jr. costumava dizer que: “se você é um varredor de ruas, deve querer ser o melhor varredor de ruas do mundo”. O ato de gostar é muito instável, quantas vezes você gostava de algo e deixou de gostar, ou vice-versa?
Sendo assim, você pode achar prazer no que faz, basta reparar nas pequenas coisas que a rotina e as preocupações do dia-a-dia têm camuflado.
4. Busque por feedbackObter feedback a respeito do trabalho que você tem feito é um dos fatores mais motivadores para continuar se esforçando e fazendo um bom trabalho. Ter seu trabalho reconhecido é muito bom! Entretanto, é sempre bom receber um feedback honesto, que aponte o que tem sido feito de bom e o que pode melhorar.
Isso te ajudará a reavaliar seus objetivos e aprimorar suas metas, se aproximando cada vez mais do ponto desejado. Por isso, busque constantemente por feedback do seu chefe e do seus colegas de trabalho, para que assim sua produtividade seja mantida acima das expectativas e você possa estar em melhoria contínua.
5. Construa relacionamentosLembre-se de que você passa a maior parte do seu dia no seu trabalho, por isso é muito importante construir relacionamento saudáveis. Esses relacionamentos tornarão o ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo, fazendo com que todos se mantenham mais motivados.
Seja profissional, mas sempre cordial. Um bom ambiente fará você ter prazer no trabalho e você se sentirá mais feliz. Além disso, não faltarão boas conversas no hora de tomar aquele “cafezinho”, não é mesmo?
6. Faça pausasAs pausas são essenciais no dia a dia em uma empresa. Pois, são momentos importantes para manter a motivação no ambiente de trabalho e não prejudicar a produtividade. Dessa forma, aproveite as pausas para se manter hidratado e comer uma fruta, por exemplo.
A rotina do trabalho pode te fazer pensar que produtividade é estar todas as horas do dia dedicadas exclusivamente as funções, mas as pausas são necessárias para manter o equilíbrio do corpo. Além disso, podem ser boas fugas para descontrair com colegas de trabalho e fortalecer as relações de amizade, como citado na dica anterior.
7. Dedique um tempo a capacitaçãoA nossa última dica para manter a motivação no trabalho está relacionada ao tempo tirado para aprender. A dedicação de um tempo para o aprendizado contribui tanto para o seu crescimento pessoal quanto para o profissional. Por isso, invista em capacitação, não deixe de estudar e busque sempre estar atualizado.
Isso envolve tanto o que diz respeito a conhecimentos sobre notícias e política até a sua área de atuação profissional. A motivação no trabalho é refletida na disposição para se dedicar mais e aplicar isso dentro da empresa.
Investir nisso pode ajudar o colaborador a se destacar na organização e combater a falta de motivação no trabalho, trazendo benefícios para o funcionário e para a empresa.
Continue em frente!E aí, já sentiu sua motivação no trabalho aumentar? Lembre-se de que toda conquista começa com a decisão de tentar. Então, não espere mais, coloque essas dicas em prática e depois nos conte os resultados.
Organize-se, conheça sua rotina e administre suas prioridades: isso te ajudará não só em seu trabalho, como também te trará mais qualidade de vida. Não perca mais tempo!