- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Afinal, o que é uma startup?
Startup é um termo em inglês usado para definir as empresas que ainda são jovens ou recém-criadas e apresentam grandes possibilidades de crescimento.
Uma startup é caracterizada por ser um negócio escalável e que cresce de uma forma muito mais rápida e eficiente em comparação a uma pequena ou média empresa tradicional (PME).
As PMEs entram no mercado depois de investir uma certa quantia de dinheiro e, geralmente, precisam esperar um pouco para começar a aproveitar os benefícios.
Já as startups fazem o contrário: entram no mercado para buscar capital e utilizam tecnologias digitais para crescer e encontrar financiamento.
Em resumo, as startups são caracterizadas por serem:
Empresas jovensIsso mesmo, muitas pessoas cometem o erro de classificar todas as pequenas empresas e rotulá-las como startups, mas esse não é o caso.
As startups são caracterizadas por serem empresas jovens que têm duas opções:
Evoluir e se tornar empresas de sucesso; Fechar as portas. EscaláveisA escalabilidade é um dos principais atributos das startups. Ou seja, sua capacidade de crescer e gerar receita de forma muito mais rápida do que sua estrutura de custos.
Em outras palavras, um negócio escalável é aquele capaz de incrementar sua produção e vendas sem ter que aumentar suas despesas. Portanto, sua margem de contribuição ou benefício cresce exponencialmente.
Isso significa que as startups não necessariamente se limitam a lucros menores porque são pequenas, mas, ao contrário, são empresas capazes de gerar lucros muito elevados.
TecnológicasUma startup é aquela nova empresa que tem um forte relacionamento com a tecnologia.
Em geral, elas se caracterizam por ser um negócio com ideias muito inovadoras e grande disposição para inovar e satisfazer as necessidades do mercado.
Os novos empreendedores e criadores de startups dependem das tecnologias para crescer e, inclusive, encontrar financiamento por meio de plataformas da internet.
De fato, o relatório Startup Ecosystem Report, da empresa Telefônica, mostra que 80% das startups têm um engenheiro entre seus fundadores.
EconômicasAs startups são caracterizadas por terem custos bastante pequenos em comparação com os lucros que obtêm, e estes costumam crescer exponencialmente.
Por exemplo, empresas como Amazon, Apple, Google ou Microsoft começaram em casas ou até mesmo nas garagens de seus fundadores.
A principal premissa das startups é manter os custos baixos para obter benefícios de forma muito mais rápida.
Empresas bem-sucedidas que começaram como startupsAgora que você já sabe o que é uma startup, precisa de um pouco de inspiração para, quem sabe, até mesmo começar a sua?
Não se preocupe, vamos te mostrar alguns exemplos de grandes empresas que começaram como startups e que, hoje, se tornaram uma verdadeira fonte de inspiração para muitos empreendedores.
UberA rede de transporte que conecta passageiros com motoristas através de um aplicativo móvel começou em 2008 com a ideia de que os usuários pudessem solicitar um carro com apenas um clique em seus smartphones.
A partir disso, a Uber começou a se popularizar em todos os continentes e, hoje, conta com 15.000 funcionários em todo o mundo e uma valorização de aproximadamente 50 bilhões de dólares.
Além disso, a Uber expandiu seu modelo de negócios com propostas como a UBEReats, um aplicativo para pedir e entregar alimentos entre usuários e estabelecimentos.
AirbnbEssa empresa começou como uma startup que atendia as solicitações de um mercado para conectar proprietários de imóveis a viajantes.
Atualmente, a Airbnb está presente em 192 países, 35 mil cidades ao redor do mundo e tem uma posição privilegiada no ranking das startups mais bem-sucedidas do momento.
SpotifyVocê é uma daquelas pessoas que liga seu computador e a primeira coisa que faz é abrir o Spotify para ouvir música?
Temos boas notícias! O Spotify começou sendo uma startup de dois amigos apaixonados pela tecnologia.
Em 2008, Daniel Ek e Martin Lorentzon lançaram a primeira versão do Spotify com o objetivo de que as pessoas pudessem ouvir música como e onde quisessem, oferecendo acesso apenas por convite.
Atualmente, o Spotify possui um catálogo de mais de 30 milhões de músicas e mais de 140 milhões de usuários.
O que é necessário para começar uma startup?Se você já tem inspiração suficiente, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar seu próprio negócio.
Reunimos aqui as principais dicas para te ajudar a criar sua própria startup. Vamos lá!
1. Pensar em problemas que as pessoas precisam solucionarAs startups procuram resolver problemas e oferecer serviços inovadores no mercado.
Por exemplo:
A Uber começou porque seus proprietários se sentiam frustrados toda vez que precisavam pedir um táxi na cidade de São Francisco. Ou seja, eles viviam o mesmo problema que milhares de outras pessoas: a falta de mobilidade urbana.
Se você está pensando em criar uma startup, precisa pensar nas reais necessidades das pessoas.
Pesquise um pouco o mercado, seja observador e abra sua cabeça para entender quais problemas as pessoas precisam resolver. Certamente, você encontrará algumas ideias de negócios que valham a pena.
2. Buscar soluções criativas e práticas para esses problemasAs startups, além de se caracterizarem por serem negócios rentáveis, são conhecidas por oferecer soluções criativas e diferentes para esses problemas.
Não se trata de procurar soluções estranhas ou inimagináveis, mas sim pensar em estratégias simples que ninguém antes tenha colocado em prática (ou que ninguém tenha feito isso suficientemente bem).
Ainda utilizando o exemplo da Uber, pode ser que, no início, algumas pessoas achassem loucura oferecer um serviço de transporte particular. Afinal, o táxi é exatamente isso.
O grande diferencial da Uber foi exatamente conseguir inovar em um nicho saturado.
A solução para a falta de mobilidade urbana já existia. O que eles fizeram foram pequenas mudanças simples que deixaram o serviço de transporte particular mais atraente para o consumidor.
3. Pensar em soluções que sejam escaláveisComo empreendedor, você precisa optar por soluções que tenham um forte potencial de crescimento e que sejam capazes de aumentar os lucros e a renda sem a necessidade de reinvestir em infraestrutura.
Por exemplo:
Se você desenvolver um aplicativo para smartphones, terá o trabalho de criá-lo uma única vez e muitas pessoas podem comprá-lo sem que você tenha que investir mais dinheiro ou trabalho (a não ser para eventuais atualizações).
Além disso, é importante pensar também em escalabilidade mundial. Ou seja, pense em soluções que possam ser aplicadas em outros lugares do mundo e não apenas em sua cidade ou país.
4. Usar a tecnologia para oferecer o melhor serviço ou produtoA tecnologia chegou para facilitar nossa vida e isso é algo que você não pode deixar de aproveitar. Por isso, utilize os recursos tecnológicos disponíveis para oferecer um melhor serviço ou produto.
Quer uma dica?
Você já deve ter percebido que praticamente todo mundo anda com um celular nas mãos hoje em dia. Que tal então pensar em algum serviço que possa ser utilizado a partir de um smartphone?
Você não só usa a tecnologia para oferecer algo melhor, como também consegue escalar seu negócio, já que a probabilidade do público ter seu serviço ou produto em mãos e a todo tempo será muito maior.
5. Estabelecer quais são seus objetivos e prazosComo todo negócio, uma startup deve ter seus objetivos muito bem definidos a curto, médio e longo prazo.
Se você tem parceiros ou se pretende começar sua startup por conta própria, dedique tempo para escrever os objetivos esperados com seus respectivos prazos. Isso é muito útil para manter a ordem e o foco no projeto.
E não se preocupe! Com o tempo, você pode mudar de objetivos e até mesmo prazos, o que é normal principalmente para quem está criando uma startup.
O importante é ter um objetivo e prazo inicial para que suas ideias não fiquem apenas no papel.
Quando estabelecemos metas e prazos, conseguimos nos planejar e focar mais nas entregas, o que é fundamental para quem quer começar um negócio.
6. Planejar-se economicamenteEsse é o momento no qual você deve colocar os pés no chão e ser honesto consigo mesmo ou com seus colegas.
É importante definir quanto orçamento você precisa para começar sua startup e com quanto dinheiro cada um contribuirá, se você estiver abrindo um negócio com outras pessoas.
É claro que devemos correr alguns risco, mas quando o assunto é finanças, esses riscos devem ser bem calculados para que você não fique endividado ou passe algum sufoco.
Mas se você definitivamente ainda não tem recursos para iniciar sua startup, continue lendo este post que falaremos sobre isso a seguir.
7. Buscar crowdfundingNem todos os empreendedores nascem milionários, isso está mais do que comprovado.
Então, se você não tem orçamento suficiente para desenvolver sua ideia de negócio, pode buscar financiamento por crowdfunding.
Isso significa que você basicamente publica sua ideia de negócio em uma plataforma de crowdfunding, como Kickstarter, Indiegogo ou Catarse, para encontrar pessoas que apoiem sua iniciativa e contribuam com o dinheiro necessário para iniciá-la.
8. Reunir uma equipeA maioria dos empresários não enriqueceu trabalhando sozinho, eles tinham o apoio de outras pessoas que os ajudaram a moldar suas ideias.
Certifique-se de ter uma equipe pronta para criar sua startup. Não precisa ser um grande grupo, o ideal é que cada membro contribua com algo significativo para o projeto.
Lembre-se de que, para atingir seus objetivos, você precisa ser constante e manter seus objetivos firmes. Travis Kalanick fracassou duas vezes antes de chegar a ser dono da Uber!
Você precisa de um pouco mais de motivação?
Ok, vamos deixar o próprio Kalanick dar o tapinha que você precisa em suas costas. Preste atenção para as 11 regras de ouro para desenvolver uma startup bem-sucedida de acordo com a Uber:
11 regras de ouro para criar uma startup bem-sucedida Solucionar problemas; Ser criativo; Colocar a necessidade das pessoas em primeiro lugar; Não desanimar se as coisas não forem bem no início; Concentrar-se em grandes problemas; Demorar, mas nunca parar; Começar com o que você tem; Ser surpreendente; Contar boas histórias; Ter vontade de enfrentar desafios; Ter compromisso com o crescimento. 5 coisas que você não pode deixar de ladoPor ser uma empresa emergente com um modelo de negócios novo e escalável, ao criar uma startup, você precisa pensar atenção em algumas elementos que separamos a seguir.
Confira:
Controle financeiroAs empresas iniciantes devem dar muita atenção às finanças, porque existem muitas oportunidades, mas como geralmente começam com pouco investimento, é necessário usar o dinheiro de maneira muito inteligente.
Conhecimento de vendasTer conhecimento em vendas significa entender toda a jornada que um cliente percorre até chegar à decisão de compras e, mais do que isso, até se tornar um grande fã de sua marca.
Há muitos conhecimentos que você pode encontrar na internet, mas somente a experiência junto com seu esforço para aprender e uma boa consultoria fornecerão a capacidade de entender toda a jornada do comprador.
Estrutura de marketingA estrutura, estratégias e ações de marketing devem ser bem definidas desde o início.
Quando a Hotmart começou, por exemplo, seus fundadores tinham algo claro: eles podiam contratar outras empresas para prestar alguns serviços, porém, o marketing continuaria sendo de responsabilidade da empresa e dos poucos funcionários da época.
E por que eles fizeram isso?
Porque você precisa ser responsável pela imagem que passa para seus clientes em potencial. Deixar isso para terceiros é muito arriscado.
Ter um produto realmente transformadorA oferta da startup deve ser rica e, para saber se seu produto ou serviço oferece riqueza, você deve se perguntar se realmente resolve um problema.
Ou seja, tenha certeza de que as pessoas se sentem realmente melhores ao usar seu produto.
Ambiente atraenteComo as startups começam com poucas pessoas e em contextos bastante simples e restritos, deve haver uma cultura forte, que gere identidade entre os funcionários e os mantenha na empresa.
Caso contrário, a saída constante de funcionários custará o futuro para a startup.
Fonte: https://vipoffice.com.br/o-que-e-uma-startup-tudo-que-voce-precisa-saber/