- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
CUIDADO COM FAKE NEWS E EXCESSO DE INFORMAÇÕES!
Todos os dias, muitas informações sobre o novo Coronavírus são divulgadas, tanto por redes sociais, quanto por sites oficiais. O problema é quando a notícia que deveria ajudar a população se perde em tantas notícias falsas.
Por tanto muito cuidado com notícias falsas e principalmente com o excesso de informação. Existe um limiar estreito entre a necessidade de saber e o excesso de saber.
Segue dicas do Ministério da Saúde para orientar os cidadãos como identificar notícias falsas:
Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdoMuitos sites publicadores de Fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, o leitor deve avaliar o endereço, verificar se o site é confiável e ver se outros conteúdos do site também são duvidosos.
Avalie a estrutura do textoSites que divulgam Fake News costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação.
Preste atenção na data da publicaçãoVeja se a notícia ainda é relevante e está atualizada.
Leia mais que só o título e o subtítuloLeia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.
Pesquise em outros sites de conteúdoDuvide! Se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia, não acredite.
Veja se não se trata de site de piadasAlguns sites de humor usam da ironia para fazer piada. Cuidado!
Só compartilhe após checar se a informação é corretaNão compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo o que você compartilha.
Use o Saúde Sem Fake NewsMande sua uma mensagem duvidosa sobre saúde ao novo canal do Ministério da Saúde.