- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
As empresas passam por um momento de transformação digital, com a necessidade urgente de implementarem mudanças para se manterem no mercado cada vez mais competitivo. Como me disse um profissional de tecnologia, aluno na aula de coaching: “mudança é assim… ou muda ou dança!”.
Embora a inteligência artificial, o big data e o blockchain sejam o caminho para essa transformação, não há mudanças sem a transformação das pessoas. As empresas que se esquecem desse detalhe, tão importante e essencial, são aquelas que provavelmente não vão conseguir levar seus projetos em frente, pois correm o risco de nadar e morrer na praia. Muitas já morreram!
Quando se fala em liderança imaginamos logo os gestores como os responsáveis por todo esse processo, mas a realidade não é essa. A liderança se refere a cada profissional, pois a tendência é de termos uma gestão cada vez mais horizontal, com os profissionais assumindo o protagonismo.
Todo esse processo passa pela mudança de mindset do “C level” nas organizações, com a humildade de entenderem que a aproximação das pessoas da base e da média gestão é fundamental, as escutando para a tomada de decisões, assim como cada um se comprometendo com as decisões.
A maior inovação na transformação digital passa pelas pessoas, onde cada um deve estar atento a:
Desenvolver a autoliderança; Assumir o protagonismo por seu papel e atitudes; Identificar o seu propósito e a sintonia dele com a organização para melhor contribuir no processo; Atuar de maneira colaborativa, pois é o caminho para o fortalecimento dos times na direção de um objetivo comum; Fortalecer a conexão com as pessoas, como base essencial no sucesso da tecnologia.