- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Ligar e desligar um computador é um processo que pode tomar um tempo considerável dos usuários, especialmente nos dias mais atarefados. Diante disso, há quem prefira deixar o equipamento constantemente ligado para poupar minutos ou baixar arquivos da internet. No entanto, deixar o PC ligado direto pode causar problemas?
Os problemas de deixar o PC ligado
O primeiro deles é o aumento do consumo de energia, já que, mesmo com o monitor e outros equipamentos desligados, o computador ainda precisará de eletricidade para manter suas placas e demais componentes em funcionamento. Além disso, essa constante atividade pode vir acompanhada por ruídos, que devem incomodar bastante quem tem um computador no quarto.
Um PC ligado o tempo todo também está constantemente sujeito a riscos. Afinal, durante esse período, podem ocorrer falhas no suprimento de energia ou superaquecimento, causado pelo mau funcionamento e insuficiência do cooler. Assim, é necessário que os usuários estejam constantemente atentos às atividades do PC e tenham periféricos para casos de emergência, como coolers extras, estabilizadores e nobreaks.
Quanto ao funcionamento dos softwares, PCs que não são desligados deixarão de executar importantes procedimentos que os sistemas operacionais realizam durante a inicialização e o desligamento. Além disso, caso o computador esteja continuamente conectado à internet, há sempre o risco de ocorrerem infecções por malwares.