- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Maus hábitos que prejudicam sua saúde
Você come bem. Se exercita. Dorme cedo. De modo geral, dedica-se ao máximo a cuidar da própria saúde. Se deseja viver uma vida longa e produtiva, manter em dia todos os cuidados é absolutamente vital. Mas você sabia que alguns poucos maus costumes podem arruinar todo o seu esforço? Sem mais delongas, a seguir reunimos algumas práticas que podem afetar negativamente sua qualidade de vida.
Beber bebidas açucaradasVocê aprecia o sabor refrescante de um refrigerante gelado? É uma tristeza, mas as bebidas açucaradas podem ser um dos hábitos mais nocivos para sua saúde. Pesquisa da Sociedade Americana de Nefrologia sugere que as bebidas gaseificadas e com adição de açúcar podem estar associadas a um maior risco de desenvolver doenças renais. Não é melhor tomar só uma aguinha?
Perder peso e engordar de novoEntrar em forma pode ser muito sofrido. No entanto, se você é fã de dietas da moda pode acabar se dando mal. Pesquisa da Sociedade Americana do Coração sugere que as dietas ioiô podem estar ligadas a um maior risco de doença cardíaca em mulheres. Manter o equilíbrio na alimentação e se exercitar é a única forma de chegar ao sucesso.
Não dormir bemVocê tem dificuldade constante de dormir? Quando não repousa o suficiente, pode comprometer seriamente a saúde. Sono de má qualidade está ligado a um maior número de doenças relacionadas ao coração, segundo pesquisa publicada no European Heart Journal. Se você procura uma forma de ter um estilo de vida mais saudável, deve colocar o seu sono no centro das prioridades.
Fazer boquinhas à noiteQuando a noite avança e você está relaxado, pode se sentir tentado a ir até o refrigerador e apanhar um lanche. Ao mesmo tempo que comer tarde pode não parecer nada de outro mundo, pesquisa do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade do Arizona sugere que a prática pode levar à obesidade e diabetes no longo prazo. Tente evitar comer depois do jantar.
Ver muita TVVocê é do tipo que passa horas ligado na tela? Se não perde nada da programação do seu canal preferido, temos más notícias. Um estudo da Universidade Americana de Cardiologia descobriu que assistir muita TV está associado a índices mais altos de pressão sanguínea e diabetes. Apertar o “off” e sair um pouco fará toda a diferença.
Não tomar café da manhãVocê para um pouco para fazer a refeição mais importante do dia? O mesmo estudo da Universidade Americana de Cardiologia mencionado anteriormente sugere que pular o café da manhã pode estar associado a doenças cardíacas. Os especialistas aconselham as pessoas a ingerirem um desjejum rico em nutrientes como parte de um estilo de vida saudável e equilibrado.
Ficar o dia inteiro sentadoSe você tem um emprego de escritório, seu coração pode correr risco. Permanecer o dia inteiro sentado é um dos maus hábitos mais comuns dos tempos modernos. Pesquisa da Universidade da Califórnia sugere que o costume está associado a uma deterioração das funções cerebrais, além de maior risco de doença cardíaca e diabetes.
Procurar produtos dietéticosQuando tentamos perder peso pode ser desculpável imaginar que consumir produtos dietéticos é o correto. No entanto, uma pesquisa da Universidade da Geórgia sugere que muitos produtos alimentícios com o rótulo ‘diet’ na verdade têm um alto teor de glicose. Significa que você pode acabar ganhando peso se começar a recorrer muito a eles.
Beber água de garrafas plásticasA maioria de nós não pensa duas vezes antes de beber água de garrafas plásticas. Assustadoramente, uma pesquisa da Universidade de Cincinnati sugere que tais garrafas liberam substâncias químicas potencialmente danosas quando entram em contato com líquido fervente. Desta maneira, reaproveitar recipientes plásticos lavando com água quente pode ser bastante perigoso.
Beber, mesmo que socialmenteBeber uma ou duas cervejinhas no happy hour parece tão inocente. No entanto, pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis sugere que o consumo moderado de álcool está ligado a um maior risco de falecimento precoce. O estudo descobriu que o consumo diário leva quem bebe a ter 20% maior probabilidade de morrer prematuramente que aqueles que bebem com menos regularidade. Pode ser a hora de reduzir sua ingestão.
Pular refeiçõesSeja uma forma de reduzir peso ou porque você simplesmente não consegue parar para comer, pular as refeições é um daqueles maus hábitos em que muitos de nós caímos. Pode soar como uma surpresa para você, mas o efeito na balança pode ser exatamente o inverso do desejado. Um estudo da Ohio State University descobriu que ignorar refeições pode levar ao ganho de gordura abdominal.
Viver com sono atrasadoVocê dorme o suficiente? Perder apenas 30 minutos de sono por noite pode levar ao ganho de peso e a uma maior dificuldade de controlar o índice glicêmico no sangue, segundo um relatório da Sociedade Endócrina. Se você tem dificuldade de descansar tanto quanto precisa, mudar a rotina antes de se recolher pode ser uma excelente forma de começar.
Cortar a ingestão de carboidratosÉ uma tendência muito forte a das dietas que cortam carboidratos, mas será saudável? Um estudo da Universidade Americana de Cardiologia indica que restringir os carboidratos pode levar a uma doença de alteração no ritmo cardíaco chamada “fibrilação atrial”. Ao invés de cortar inteiramente um grupo alimentar, é importante recorrer a uma grande variedade de fontes nutricionais.
Comprar refeições prontasNão tem tempo para cozinhar? Comprar refeições prontas congeladas pode ser uma solução rápida para este problema. Entretanto, a conveniência pode custar sua saúde. Um estudo da Newcastle University descobriu que tais refeições são tipicamente ricas em gorduras saturadas e sódio, ambos causadores de danos ao organismo.
Não aliviar o stressStress é um problema muito sério. Se você não fizer alguma coisa para combater sua ansiedade, ela pode destruir a sua saúde. Um estudo da Universidade de Ciências da Saúde da Georgia descobriu que o stress causa retenção de tanto sal quanto comer batata-frita. Retome o controle reconhecendo os aspectos da sua vida que causam stress e tentando mudá-los.
Passar muito tempo sozinhoNão tem nada de errado em gostar de ficar algum tempo sem mais ninguém, mas, se você passa a maior parte do seu dia sozinho, pode ser um sinal de alerta. Pesquisa da Sociedade Europeia de Cardiologia descobriu que a solidão pode ser um fator importante de probabilidade de morte prematura, tanto para homens quanto mulheres. Procure pessoas próximas para pedir apoio.
Comer correndoSe você leva um estilo de vida agitado, encontrar um momento para comer de maneira calma e decente pode ser difícil. No entanto, engolir uma refeição apressada seguramente é um hábito do qual devemos fugir. Um estudo da Sociedade Europeia de Endocrinologia descobriu que consumir a comida muito rápido pode aumentar a tendência de desenvolver diabetes.
Não usar protetor solarAdora tomar um sol? Se você passa as tardes se tostando na praia, considere o seguinte conselho—use filtro solar! Pesquisa da faculdade de Medicina da Universidade de Michigan sugere que a exposição diária aos raios UV pode estar ligado a problemas de pele. Não aceite o risco. Proteja-se.
Não beber águaA desidratação é uma preocupação real para muitos de nós. Um relatório do Serviço Nacional de Saúde dos EUA (NHS, na sigla em inglês) coloca que a prática pode levar a problemas renais se você não fizer nada. Os sintomas da desidratação incluem tontura, dores de cabeça e boca seca. Não ignore os sinais— tome água.
FumarVocê já devia ter parado há tempo! Se é fumante, seguramente já sentiu todos os problemas de saúde que seu vício acarreta. Por exemplo, quanto mais fumar, maior será o risco ao seu coração, de acordo com pesquisa da Sociedade Europeia de Cardiologia. Ao mesmo tempo que parar é duro, os benefícios à saúde logo aparecem.
Não passar fio dentalHigiene bucal não é brincadeira. Se você não mantém uma rotina decente de limpeza dos seus dentes, é hora de melhorar. Pesquisa da Sociedade Americana de Periodontia sugere que gengivas doentes podem afetar a saúde pulmonar. Não cuidar de dentes e gengivas pode aumentar o risco de desenvolver enfermidades nos pulmões, como a bronquite e a pneumonia.