- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Bellino apresentará na EdTech Conference 2019, da StartSe, a plataforma de ensino que está desenvolvendo com os empreendedores Ernesto Haberkorn e Lucas Moraes, para se tornar primeiro unicórnio da educação.
O empresário carioca Ricardo Bellino, 54 anos, tem uma trajetória que parece um filme. Começou a vida profissional como courier, trabalhando no serviço postal de entregas rápidas da multinacional DHL. Apesar de ser um cargo de entrada na DHL, muitos presidentes da DHL começaram como courier. A empresa traduz a função do courier da seguinte forma: “Com chuva ou sol, noite ou dia, eles (os couriers) fazem o que for necessário para sempre garantir uma entrega”. Bellino, não fez carreira na DHL, mas incorporou para a vida o que aprendeu lá.
Desde cedo soube que queria empreender. Começou e abandonou duas universidades para realizar seu sonho de ter o próprio negócio. Enveredou por áreas tão diversas como agência de modelos, moda, mercado imobiliário e financeiro (fundos de investimento). Mais recentemente, Bellino decidiu mergulhar de cabeça em um ambicioso projeto que, segundo ele, “irá impactar profundamente o setor de educação no país”. Bellino apresentará na EdTech Conference 2019 o seu master plan para uma nova experiência educacional que está chamando de educação 4.0.
Para essa nova missão, ele fundou uma nova empresa, o Grupo SOL de Educação das Américas, nome criado em alusão a School of Life, empresa educacional fundada em Londres em 2008, que oferece conselhos sobre questões da vida. Bellino conta que criou o embrião do Grupo SOL em 2012, enquanto morava nos Estados Unidos, para se dedicar a programas de mentoria e aceleração de pessoas. Faz isso por meio de programas de imersão, que promove regularmente em uma vila na Itália que leva o seu nome, a Comune di Bellino. O objetivo é ensinar na prática, lições sobre negócios, gestão, e até de vida.
Primeiro unicórnio da educação
Agora, Bellino quer expandir o trabalho que vem realizando no Grupo SOL. Suas pretensões não são pequenas. “O plano do Grupo SOL foi concebido para tornar a empresa o próximo unicórnio, ou seja, empresa que atinge valor de mercado igual ou superior a US$1 bilhão”, diz.
Para isso, ele se juntou a pesos pesados do empreendedorismo como Ernesto Haberkorn. Haberkorn é um dos grandes empresários brasileiros na área de tecnologia. Fundou, em 1983, a Microsiga que mais tarde daria origem a Totvs, uma das maiores empresas de software do mundo. O sangue novo da turma vem de Lucas Moraes, da Edulabzz, startup de tecnologia para educação que desenvolve jogos e aplicativos educativos e cria aulas em realidade virtual e aumentada. Bellino conta ainda que se inspirou nas experiências e lições do amigo e mentor Janguiê Diniz, o fundador do grupo Ser Educacional.
Segundo o empresário, eles estão desenvolvendo uma plataforma de ensino, “para pessoas dos 17 anos aos 70”, que vai revolucionar a experiência de ensino como conhecemos hoje. A proposta é oferecer conteúdo educacional de forma imersiva, com tecnologia de ponta e foco no aprendizado prático, a partir da visão, experiência e aprendizados de vida dos quatro empreendedores. Bellino vai explicar em detalhes como irá realizar este plano na EdTech Conference 2019. A EdTech Conference 2019 acontece em São Paulo, no dia 21 de fevereiro. Saiba mais aqui.
Trajetória vai virar série
Em tempo, a história do jovem que saiu da DHL para se tornar sócio, aos 21 anos, do americano John Casablancas, fundador da Elite Models – e trouxe para o Brasil a agência que revelou Fernanda Tavares, Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros, Gisele Bündchen, entre tantas outras –, e mais tarde, aos 37, sócio de Donald Trump vai virar série. Um parêntese, para os curiosos, a história de Bellino com Trump virou livro: 3 Minutos Para o Sucesso – Como vender sua ideia como um verdadeiro aprendiz.
Essas e outras experiências do empresário serão retratadas em um documentário cujo título será “Acelerador de Pessoas”. O trailer de divulgação da série (ver abaixo) foi apresentado no último Festival Internacional de Cinema de Gramado. A série deve estrear no segundo semestre nas telinhas das principais plataformas de vídeo on demand, incluindo mas não limitada a NETFLIX.