- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Que rufem os tambores: finalmente o tão esperado dia!
Após um mês de inscrições, mais de 800 fotos recebidas, uma semana de análise com uma banca de vários profissionais da fotografia, representantes de Galerias, entidades da sociedade civil e imprensa, temos o resultado do 7° Concurso Fotográfico ‘Poços: como eu te vejo!’.
O concurso cultural é uma iniciativa do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau (Poços CVB), viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Donato de Oftalmologia e com apoio do Ateliê de Software Webgoal, tem o objetivo de lançar às pessoas um olhar diferente sobre a cidade de Poços, suas belezas naturais, arquitetônicas e históricas.
Ao todo, 221 fotógrafos amadores e profissionais de diferentes cidades de cinco Estados brasileiros participaram desta edição do concurso.
O presidente do Poços CVB, Juliano Silva, conta que o concurso já recebeu cerca de 3.200 imagens ao longo das sete edições, sendo fotos que retratam os diferentes olhares das pessoas sobre a cidade. “Além de fomentar a arte da fotografia, este é um acervo extremamente importante, pois nos auxilia na missão de divulgar a cidade de Poços de Caldas como um destino turístico ideal para cultura, negócios, lazer e outras tantas experiências incríveis”.
Vencedores e Premiação
O concurso vai distribuir cerca de R$ 12 mil em prêmios, aos três primeiros colocados de cada uma das cinco categorias: Lugares/Natureza, Cultura, Cultura (contextualização cultural); Instagram e Cristo Redentor (categoria especial criada nesta edição para homenagear os 60 anos do monumento).
A melhor fotografia desta edição, com maior pontuação entre os primeiros colocados, é da categoria Imagens Aéreas/Drone, de Victor Imesi, intitulada ‘Mar de Nuvens’, que retrata a imagem da cidade sob as nuvens.
O foto de Fernando de Assis, tirada na pedra ‘Dedo de Deus’, recebeu o primeiro lugar da categoria Lugares/Natureza, com um incrível com o registro da vista do lugar. A imagem ‘Caiapó’, por Maria Imaculada Andrade Guimaraes Cuia, conquistou o primeiro lugar da categoria Cultura, retratando a tradição da cultura popular na cidade de Poços de Caldas. Wender Batista Pereira venceu na categoria Instagram com a fotografia ‘Voa quem quer voar’.
Por fim, fim na categoria especial Cristo Redentor, Isis de Almeida teve a foto ‘Cristo e a Lua’ consagrada vencedora, a qual faz um registro da Lua sob o Cristo, num entardecer de céu azulado.
A premiação está marcada para o dia 14 de dezembro, às 17 horas, no Shopping Poços de Caldas, local em que recebe a exposição das fotos vencedoras até o dia 06 de janeiro de 2019. Haverá também mostra itinerante desta exposição, estando já definidos os seguintes espaços e datas: Paço das Águas Shopping, de 18 de dezembro a 13 de janeiro; e Museu Histórico e Geográfico, de 08 a 30 de março de 2019.
As imagens serão também impressas em livretos, que serão distribuídos gratuitamente em alguns pontos da cidade.
Confira a relação completa dos vencedores:
1º lugar categoria Imagens Aéreas/Drone – ‘Mar de Nuvens’, por Victor Imesi (com melhor pontuação entre os primeiros colocados)
1º lugar categoria Lugares e Natureza – ‘Teve o dedo de Deus nessa ai’, por Fernando de Assis Teodoro
1º Cultura – ‘Caiapó’, por Maria Imaculada Andrade Guimarães Cuia
1º Cristo Redentor – ‘Cristo e a Lua’, por Isis de Almeida
1º lugar categoria Instagram – ‘Voa quem quer voar’, por Wender Batista Pereira
2º lugar categoria Lugares e Natureza – ‘Benção’, por João Paulo Ferreira
2º lugar categoria Cultura – ‘Domingo em movimento’, por Priscila da Costa Veiga
2º lugar categoria Imagens Aéreas/Drone – ‘Indo ou vindo, Poços sempre linda’, por João Batista Blasi
2º lugar categoria Cristo Redentor – ‘Cristo Luz do Mundo’, por João César de Freitas Fonseca
2º lugar categoria Instagram – ‘Espelho’, por Leda Carolina Carvalho Menezes
3º lugar categoria Lugares e Natureza – ‘Luzes irradiando beleza e paz!’, por Maria Salete Machado Barros
3º lugar categoria Cultura – ‘Cor Santa’, por Gabriela Virginia de Magalhães
3º lugar categoria Imagens Aéreas/Drone – ‘Luzes noturnas’, por Eduardo Pereira Alves dos Santos
3º lugar categoria Cristo Redentor – ‘Últimos Raios de Sol’, por Roberto Barbosa Cardillo
3º lugar categoria Instagram – ‘Pela Janela’, por Beatriz Brassi Luccas