- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
A partir da próxima quinta-feira, 22, o consumidor de Poços de Caldas passa a pagar mais caro pela conta de luz.
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) vai se reunir na próxima terça-feira, 20 para aprovar o reajuste anual nas tarifas dos consumidores atendidos pela DME Distribuição. Para os consumidores residenciais o aumento previsto é de 22,09%.
No ano passado o percentual foi de 15,8%. Anteriormente divulgamos equivocadamente que o percentual previsto era de apenas 15,73%, mas o valor médio 21,08% conforme nos informou a presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da DMED, Arlene Mareca.
Entre os consumidores de Classes B2 e B3, que compreendem empresas, indústrias, consumidores da zona rural e poder público, por exemplo, o reajuste será de 22,78%.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a ANEEL considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.
Ainda de acordo com a presidente do Conselho dos Consumidores foi feita uma solicitação para que este reajuste não fosse de forma integral para os consumidores. A proposta do Conselho seria que fosse aplicada a metade do reajuste agora e o restante na Revisão Tarifária periódica em 2020. Porém a solicitação não foi aceita. “Como em outros anos nós do Conselho dos Consumidores sempre lutamos para que o reajuste anual seja o menor possível, porém uma série de fatores como a falta de chuva, alta do dólar entre outras variáveis impactaram nesse índice tão alto,” explicou Arlene.
A DMED atende atualmente a 74 mil unidades consumidoras em Poços de Caldas e com este reajuste a DMED será a 8ª concessionária de energia elétrica, de um universo de 54 concessionárias no país, com o valor do mega watts mais barato.