- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa é uma boa gestão eficaz de pessoas. Manter os funcionários motivados não é uma tarefa fácil, porém com dedicação é possível que seu capital humano seja um dos seus principais diferenciais entre os concorrentes.
Separamos algumas dicas para tornar a gestão da sua empresa, com as equipes mais eficientes e motivadas.
Mobilidade e flexibilidadeO home-office não é uma prática nova, porém se tornou mais comum dentro das empresas.
É uma opção para mães que estão amamentando e podem passar mais tempo em casa.
Além disso, a contratação de freelancers ou profissionais autônomos, que não possuem vínculos empregatícios institucionais, é outra realidade dentro das empresas que buscam uma gestão eficaz.
AutogestãoO sistema de autogestão, em que o colaborador não tem ninguém para supervisionar o trabalho é uma tendência forte nas empresas que buscam uma gestão mais eficiente.
Com as estruturas mais enxutas e menos hierarquizadas são exigidos colaboradores mais qualificados e generalistas, que trabalham mais em função de projetos e entregas, não somente sobre tarefas.
Um trabalho com propósitosA palavra que está sendo usada cada vez mais no ambiente corporativo, o propósito pode ser um dos motivos para que colaboradores escolham uma empresa.
Mais que o interesse simplesmente em um cargo ou nos benefícios, cresce o número de pessoas que buscam empresas em que podem se engajar e fazer a diferença.
É uma aposta para o RH investir em programas de engajamento e cultura corporativa na gestão.
Job rotationUma das maiores tendências em gestão e que promete agradar a geração de profissionais do futuro é o job rotation.
Consiste em permitir que o colaborador possa se movimentar dentro da empresa, vivenciando diferentes rotinas, atividades e funções, aprendendo sozinho sobre determinado negócio com profundidade.
Assim, é capaz de entender os processos e ampliar o ponto de vista sobre as diferenças áreas de atuação para a sua carreira.
Carreira em “W”Há um tempo atrás, a única forma de crescer dentro de uma empresa era no sentido vertical ou em “Y”.
Nela, o profissional atingia um determinado nível de conhecimento e experiência e escolhia entre carreira gerencial ou técnica.
Mas com a maior complexidade das organizações atualmente e a multidisciplinaridade dos colaboradores, há um novo modelo: o “W”.
Assim, o colaborador pode adicionar mais uma opção de carreira, que é o de gestor de projetos.