- Publicado em
- 28/12/2023
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Grandes anunciantes já começam a prestar atenção a esta nova forma de conexão, ainda que esteja subutilizada, levando em consideração o potencial e os benefícios para as marcas
Não é exagero dizer que os aplicativos de games são uma febre mundial. Nos últimos dois anos, o crescimento da indústria de jogos em dispositivos móveis ultrapassou a evolução das indústrias globais de entretenimento, música e filme. Apenas em 2017, US$ 58.7 bilhões foram investidos neste segmento e no Brasil o cenário não é diferente. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2018, 75,5% dos brasileiros se distraem com jogos eletrônicos, independentemente da plataforma. Para 84%, os smartphones são o meio predileto para realizar a atividade. Prova disso é que entre os 100 apps mais baixados no Brasil, 62% são de jogos.
Apesar deste cenário, em geral, as marcas estiveram um pouco distantes da publicidade em jogos, mas ao fazer uma análise do cenário nos últimos anos é possível observar esta tendência se alterar. Grandes anunciantes já começam a prestar atenção a esta nova forma de conexão, ainda que esteja subutilizada, levando em consideração o potencial e os benefícios para as marcas.
Abaixo destaco sete motivos que justificam a presença das marcas nos aplicativos de jogos mobile:
Público variado - Apesar de 70% do público de games ter entre 18 e 44 anos, 83% das pessoas entre 45 e 64 anos também têm o hábito de jogar por meio de aplicativos, de acordo com um estudo da AdColony e OnDevice. Ou seja, é possível impactar diferentes perfis;
Ambiente neutro - Os portais de notícias muitas vezes se tornam um ambiente desfavorável para mostrar anúncios, uma vez que apresentam reportagens negativas, como corrupção e crimes, e também no caso da visualização em desktops, por não terem a verificação adequada sobre a confiabilidade do conteúdo exibido. No momento em que os anunciantes estão cada vez mais cautelosos sobre onde a publicidade será vista, os games surgem como uma oportunidade favorável, por serem ambientes totalmente neutros, especialmente por todo o controle e processos para que um aplicativo seja incluído na Google Play ou Apple Store;
“Mood” dos usuários - Um fator muito importante a ser levado em consideração é o estado de espírito dos usuários quando estão em ação nos games, já que 70% dos usuários se consideram felizes durante a atividade. Logo, podemos considerar que estão em um momento de descontração, ou seja, mais relaxados e propensos a aceitar a publicidade.