Profissional atualizado precisa usar lado direito do cérebro

Não basta mais focar na lógica e na racionalidade,


Profissional atualizado precisa usar lado direito do cérebro

Segundo especialista, não basta mais focar na lógica e na racionalidade, pois todo trabalho rotineiro será feito por máquinas.

"Passamos da obsessão com o lado esquerdo do cérebro, mais lógico, para o lado direito, intuitivo e emocional". A afirmação é de Gerd Leonhard, CEO da The Futures Agency, que acumula a experiência de quem já prestou consultoria a mais de 300 empresas, entre as quais Unilever, Mastercard e WWF.

O especialista explica as razões para a mudança. Segundo ele, todo trabalho rotineiro será feito por máquinas. A nós, humanos, sobrará aquilo que os computadores não podem fazer, o que significa atividades nos quais são fundamentais intuição, criatividade, emoção e imaginação.

Leonhard destaca que tudo aquilo que não puder ser automatizado ou digitalizado terá mais valor. "Devemos investir tanto em humanidade quanto investimos em tecnologia", acredita.

Para o CEO da The Futures Agency, a maioria das escolas de negócio ainda prepara seus alunos apenas para negócios tradicionais, quando deveriam ir além desse conhecimento. "Um computador, por exemplo, pode ter todo o conhecimento médico, mas ele não consegue ter sabedoria e criatividade. Acho que as escolas deveriam focar no humanismo, na filosofia, na criatividade", avalia.

Um conselho fundamental de Gerd Leonhard é entender que a forma como as coisas foram feitas no passado não servirão para fazer as coisas no futuro, porque há um contexto diferente. "Precisamos nos requalificar", constata. Quem conseguir entender as pessoas, negociar, desenvolver confiança e criar relações terá habilidades que não poderão ser substituídas por máquinas.      

Fonte: Valor Econômico

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO