Quais alimentos ajudam a curar a gripe?

Vá de chás, sopa, laranja e alho


Quais alimentos ajudam a curar a gripe?

A garganta está "arranhando", a cabeça dói, você está com febre e o nariz entupiu? É, parece que a gripe "pegou" você. Para se curar mais rapidamente, que tal ir para a cozinha? Aumentar a ingestão de calorias e líquidos ajuda a diminuir a sensação de cansaço e vai garantir que não falte energia para organismo lutar contra a doença. 

Com a ajuda de Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia; do nutricionista clínico Ronaldo Sousa Oliveira Filho, que é mestrando pelo Departamento de Gastroenterologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); e Adriana Piva, supervisora de nutrição do Hospital São Luiz Jabaquara (SP), mostramos quais alimentos ajudam a melhorar da gripe.

Coloque no cardápio

 

Sopas Ajudam a deixar as secreções "mais líquidas" e a expectorá-las mais facilmente. Uma boa opção é a canja de galinha, que contém vitaminas A, C e E e proteínas. Esses nutrientes auxiliam o organismo a recuperar a força e ajudam a aumentar a resistência do sistema imune. Além disso, a sopa fornece sódio e potássio, que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.

 

Chás Além do poder hidratante, seu vapor ajuda a desentupir o nariz. Apeste no chá de camomila, equinácea, hortelã, ginseng e eucalipto. O chá de canela com mel também é uma boa, por conta de suas propriedades medicinais antissépticas e antibacterianas.

 

Laranja Frutas cítricas reforçam a imunidade por serem fontes de água e fibras, além de terem vitaminas C, A e zinco. Todos esses nutrientes vão ajudar o corpo reagir melhor ao vírus. Além disso, a laranja é boa fonte de energia para o organismo, que está debilitado. Lembre apenas que, quando você está resfriado, a vitamina C não consegue amenizar os sintomas, pois o vírus já se instalou. Mas a ingestão regular do nutriente atua na defesa do organismo e pode encurtar a duração de uma futura gripe ou resfriado. 

 

Cenoura Fonte de betacaroteno, que atua contra infecções e estimula o sistema imune. A falta de apetite é um sintoma comum na gripe, o que costuma fazer com que a doença se prolongue. Por isso, consuma alimentos nutritivos, como a cenoura, que ajudam na recuperação. Couve e tomate também são boas opções.

 

Laticínios Invista em iogurtes e leites fermentados com probióticos. Eles vão ajudar a melhorar a flora intestinal e fortalecer o sistema imune, pois ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo da gripe. Só há uma ressalva: para algumas pessoas, tomar leite ou consumir queijo e similares pode tornar o muco que já está em sua garganta ainda mais espesso e insuportável. Se este é o seu caso, evite até ficar melhor.

Alho Seu grande destaque é a alicina, principal componente ativo encontrado no alimento, que tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. O alho também ajuda a manter a flora intestinal saudável, o que auxilia o corpo a se livrar de toxinas. Faça um chá ou capriche no ingrediente na hora de temperar a sopa, por exemplo.

Carne A carne bovina é uma boa fonte de zinco, mineral importante para a produção dos glóbulos brancos, que defendem seu corpo. Além disso, a proteína do alimento tem aminoácidos que ajudam o corpo a construir anticorpos e combater infecções. Que tal colocar um pedacinhode carne na sopa?

 

Tire do cardápio

 

Sorvete A gripe é causada por vírus e não por diferenças na temperatura dos alimentos. Portanto, dizer que alimentos gelados causam gripe é mito. Mas a ingestão de alimentos com baixas temperaturas pode deixar a garganta mais sensível. Além disso, elas resfriam o corpo e podem causar tosses e espirros.

Doces Alimentos com grande quantidade de açúcar e gordura tendem a gerar uma inflamação no organismo. Também podem piorar os sintomas de mal-estar e náuseas, já ocasionados pela doença. 

Bebidas alcoólicas Como o açúcar, o álcool provoca inflamação no organismo e enfraquece os glóbulos brancos. Também tem o duplo efeito de contribuir para a desidratação, o que vai deixar você pior ainda. Estar hidratado é fundamental quando estamos doentes, pois as mucosas nas cavidades nasais liberam as toxinas mais rapidamente se estão úmidas.

 

Alimentos gordurosos Ruins pela possibilidade de causar inflamação, suprimindo o sistema imunológico, além de serem de difícil digestão, o que pode ser um problema quando o corpo está mais fraco e debilitado.

 

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO