- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
"Os limites da arte" foram o tema da redação deste ano na Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), o processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo). A informação foi revelada pelos primeiros candidatos a deixarem os locais de prova neste domingo (7) -- os cadernos oficiais serão divulgados às 19h pela organizadora do concurso.
Segundo os participantes, ao apresentar o tema para o texto que deveria ser escrito, a banca examinadora trouxe a polêmica em torno de exposições como a do Queermuseu - interrompida em 10 de setembro por protestos de quem viu incitação à pedofilia na mostra. Também foram citadas a instalação Bandeira Branca, de Nuno Ramos, que manteve urubus presos em gaiolas, e as obras do inglês Marc Quinn, que utilizou o próprio sangue em seus trabalhos.
A Queermuseu, que apresentava obras sobre gênero e sexualidade, foi suspensa pelo Santander Cultural em Porto Alegre após pressão de grupos conservadores que a consideravam ofensiva por promover pedofilia, zoofilia e blasfêmia.
"Achei o tema muito interessante. Eu defendi que a arte não deve ter limites, já que ela é e sempre foi uma ferramenta de expressão. Querer limitar a arte é fechar os olhos para as coisas que já acontecem", disse o candidato a uma vaga no curso de Geociências e Educação Ambiental, Rafael Rezende, 20.
Aspirante a uma vaga no curso de Editoração, a candidata Mariana Paixão, 27, seguiu linha de raciocínio parecida. "A arte não existe apenas para mostrar o 'bonito' e o 'certo', existe para representar a vida e nos fazer repensar nossos conceitos", disse.
"Eu acho que quem argumentou o contrário pode ser prejudicado, pois é muito difícil falar sobre censura da arte com argumentos que façam sentido na sociedade atual, com toda a luta por inclusão e liberdade que está ocorrendo", completou a candidata.
Nas redes sociais, o tema foi recebido com reações que foram da comemoração à ironia:
A FUVEST não fugiu da polêmica e escolheu "Devem existir limites para a arte?" como tema da redação. Parabéns aos integrantes da comissão. Escolha corajosa.
— xFelipe (@priderockclub) January 7, 2018 View image on Twitter Thiago@rosseto_thiago"Fuvest 2018: Tema da redação aborda polêmicas em museus de arte" : “Devem existir limites para a arte?" Nossa banca de correção garante total isenção para garantir um processo justo na hora de avaliar a sua redação. Fique tranquilo.
2:53 PM - Jan 7, 2018 25 See Thiago's other Tweets Twitter Ads info and privacyMeu titulo da redação foi respeito é pra quem tem Espero que o corretor goste de rap.
Fonte: https://vestibular.uol.com.br/