Instalações com muitos equipamentos podem gerar curto-circuito

A recomendação é restringir uma ligação por tomada.


Instalações com muitos equipamentos podem gerar curto-circuito

O incêndio que atingiu o edifício Wilton Paes de Almeida e provocou o desabamento do prédio na madrugada de terça-feira (1º) foi causado por um curto-circuito em uma tomada em que estavam ligados três aparelhos eletro-eletrônicos: micro-ondas, geladeira e TV.

Segundo o engenheiro elétrico Renato Giacomini, esse tipo de prática, que é comum, pode ser perigosa, já que deixa a instalação sujeita a sobrecarga ou curto-circuito, e portanto, em risco de pegar fogo ou dar choques de alta descarga elétrica (no vídeo acima, o engenheiro mostra ao Fantástico o que acontece com a fiação elétrica quando se liga micro-ondas, geladeira e TV).

Dicas de segurança

 

Não ligue mais de um equipamento por tomada Evite usar multiplicadores de tomada, mas se precisar confira a capacidade do benjamin e compare com a carga exigida em cada equipamento Não deixe fios em contato Se sentir cheiro de queimado, chame profissional para revisar a instalação elétrica Confira se existe circuito terra na instalação

 

De acordo com Renato, ligar mais de um equipamento na mesma tomada, por meio de benjamins por exemplo, nunca é recomendado, já que as tomadas são normalmente feitas para suportar a corrente de um único dispositivo. "Ligar um monte de equipamentos em uma instalação que não tem capacidade para a carga elétrica pode fazer esquentar e pegar fogo ou pode dar choque, que, dependendo da corrente, pode ser fatal", disse.

Ele explica que podem ocorrer dois tipos de acidente. Curto-circuito, quando acontece uma ligação direta, ou seja, fio com fio sem proteção ou sobrecarga, em ligações como benjamins, que podem sobreaquecer se tiverem mais coisas ligadas do que a capacidade. Ambas representam altos riscos de esquentar com a corrente elétrica alta, pegar fogo e dar choques.

O maior problema desse tipo de instalação é que elas não contam com a segurança fornecida pelo chamado circuito terra, que está sempre presente em circuitos elétricos bem projetados e que minimiza efeitos destrutivos de descargas elétricas, evitando acidentes. Renato também explica que ligações precárias acabam gastando mais, já que além da energia necessária para fazer o equipamento funcionar ainda é gasta a toa uma energia no calor gerado que aquece a instalação.

Para evitar acidentes a recomendação é restingir um equipamento por tomada. Mas, Renato ressalta que em exceções, caso haja necessidade de ligar mais de um equipamento na mesma instalação, é preciso verificar a carga que cada equipamento exige e comparar com a carga que auxiliares como benjamins são capazes de suportar.

Se houver qualquer tipo de sinal de danificação é preciso chamar um profissional. "Cheiro de queimado, por exemplo, indica que a coisa já está bem perigosa e é motivo para revisar toda a instalação elétrica", concluiu.

                           

 

 

     

   

Curto-circuito provocou incêndio em prédio que desabou em SP, diz polícia

   

 

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO