Podemos assumir mais riscos no marketing, e isso é ótimo!

diz especialista


Podemos assumir mais riscos no marketing, e isso é ótimo!

Todo mundo sabe que, com as redes sociais, ficou muito mais fácil para as empresas receberem feedback rápido de seus consumidores. Para Adele Sweetwood, autora de “The Analytical Marketer - How to Transform Your Marketing Organization” (sem edição no Brasil) e ex-vice-presidente de marketing da SAS, isso permite que as companhias se arrisquem mais. Do mesmo jeito que profissionais podem errar mais rápido, também podem acertar mais rápido. A especialista também falou sobre o papel da liderança da empresa na estratégia de marketing.

Na sua perspectiva, qual foi a principal mudança pela qual o marketing passou nos últimos anos? Uma das maiores mudanças tem sido o número de canais em que podemos nos comunicar, que aumentou de forma muito significativa, além da quantidade de dispositivos com que interagimos e nos engajamos com o público. Isso força uma transformação no modo como conversamos com o mercado assim como com os consumidores. Surge a questão sobre como balancear os canais, quais métodos são os mais eficientes. Hoje, os consumidores têm mais controle sobre a jornada de compra deles. Têm mais informações do que nunca e podem analisar suas decisões muito mais, antes mesmo de conversar com um vendedor. Como profissionais de marketing, nosso objetivo deve ser estar presente e ser relevante no ponto certo daquela jornada.

Qual a vantagem desse cenário? Os líderes podem olhar para a frente e assumir mais riscos. Esse ecossistema de que falei, muito mais digital e com vários dispositivos, ajuda a descobrir bem rápido o que está funcionando e o que não está funcionando. Podemos tentar algo e falhar rápido. Também podemos ser bem-sucedidos rápido. Ou seja, desde que haja um plano, profissionais podem correr mais riscos. Do ponto de vista de liderança e marketing, isso é ótimo.

Qual o papel de um líder de empresa na hora de transformar a estratégia de marketing da companhia? Da perspectiva de liderança, minha estratégia é construir o que chamo de “coalizão orientadora”. O marketing tem de ter parceiros para catalisar mudanças — parceiros no departamento de TI, financeiro, vendas. Assim existe um alinhamento. Todas as camadas de liderança devem estar na mesma página. É importante também demonstrar as ações, não só falar delas.

Como usar a grande quantidade de dados que recebemos hoje de forma mais eficiente na estratégia de marketing? Como um profissional de marketing, você deve entender que a qualidade dos dados tem tanto impacto quanto a forma de usá-los de maneira eficiente para conseguir os resultados. Além de consumir dados, você também produz. Eu gosto de refletir sobre os dados, sobre suas qualidades, sobre como os selecionamos, sobre qual é a estratégia de usá-los.

 

Fonte: Época Negócios

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO