- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Se você não conhece bem o mercado financeiro, deve estar com a cabeça cheia de dúvidas: onde investir, quanto aplicar, devo ou não colocar todo o dinheiro em um único produto? Não se assuste: esse mundo é mais fácil do que parece. Os experts em investimentos recomendam a divisão das economias em três partes: reserva de emergência, objetivos específicos e aposentadoria. Fazendo desse jeito, você consegue ter controle sobre seu capital e, assim, direcionar melhor suas aplicações de acordo com cada objetivo.
Reserva de emergência
É aquele dinheiro, como o nome já diz, para ser usado em situações inesperadas, como perda de emprego ou problemas de saúde. Esse capital deve ser equivalente a, pelo menos, seis meses de suas despesas, para que, frente a um imprevisto, você se mantenha por um período curto sem sobressaltos.
Como esses recursos podem ser usados a qualquer momento, o principal ponto desse investimento é ter liquidez, ou seja, estar disponível para saque imediato. Nesse caso, entre as opções mais recomendadas estão os Fundos de Investimento e Títulos de Renda Fixa com boa liquidez. Em qualquer desses investimentos, você vai conseguir rendimentos melhores do que os da caderneta de poupança.
“Esse é seu colchão de emergência. Por isso, não é aconselhável ousar com esse dinheiro, nada de investimentos de risco”, afirma Sandra Blanco, consultora da Órama, plataforma de investimentos 100% online.
Objetivos específicos
Quais são seus planos para os próximos cinco anos? A resposta para essa pergunta são os seus objetivos específicos: um carro novo, a casa própria, aquela viagem em família... Para colocar essas metas de pé, você vai precisar de planejamento e calculadora.
O primeiro passo é descobrir a quantia necessária e o prazo para alcançar o seu objetivo - dois anos, por exemplo. Esse vai ser o tempo do investimento, então você deve procurar produtos com vencimento ao fim desse período. O seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado) também vai ditar o tipo de aplicação. Para obter melhores resultados, os consultores recomendam uma carteira mista, com de 30% a 60% em renda fixa, entre 10% e 40% em renda variável e o restante em fundos multimercado.
Uma sugestão é colocar parte do capital em fundos multimercados, que combinam papéis de renda fixa e variável. “É uma excelente opção. Os fundos multimercados têm ótimos gestores que sabem navegar bem nesses mares turbulentos”, diz Alexandre Espirito Santo, economista da Órama.
Em sites de plataformas de investimento, como a Órama, você também encontra tutoriais e eBooks para entender melhor o assunto.
Aposentadoria
Não importa a sua idade, sempre é hora de pensar na aposentadoria. Entre as melhores opções, estão os planos de previdência privada, que são, na prática, modalidades de investimento com características próprias.
São três os benefícios principais da previdência em relação aos demais produtos. O primeiro é a mudança de hábitos: a partir da decisão, você vai destinar parte do dinheiro para sua aposentadoria, e não para uma viagem, por exemplo. O segundo é fiscal, já que recursos em fundos de previdência privada podem ter uma tributação mais atraente do que outros investimentos, dependendo do plano, da forma de tributação escolhida e do tempo que o dinheiro ficar aplicado. Converse com um especialista para decidir qual o plano mais indicado para o seu caso, podendo ser PGBL ou o VGBL, e se vale mais a pena optar pelo modelo de tributação com a tabela progressiva ou regressiva. O terceiro benefício é que, em caso de morte do titular, os recursos da previdência privadavão direto para os beneficiários indicados no plano. Os demais investimentos entram em inventários.
Pensando nessas vantagens e na preocupação do brasileiro com a aposentadoria, a Órama selecionou no mercados os melhores planos de previdência, das melhores seguradoras e gestoras, para oferecer o produto a seus clientes.
Outra opção para a aposentadoria tranquila são os fundos de investimento. Com a garantia de que você terá bons gestores cuidando do seu patrimônio, é só esperar o seu dinheiro render. No longo prazo, eles geralmente conseguem ótimos resultados. Na Órama, você encontra as aplicações para cada um desses objetivos e gestores experientespara zelar pelo seu capital.
Em geral, quanto mais tempo você deixar seu dinheiro investido, maior é a rentabilidade esperada.
Órama
Na Órama você encontra opções de investimentos para montar sua reserva de emergência, conquistar seus objetivos e se preparar para a aposentadoria. O cadastro na plataforma é gratuito, e tudo pode ser feito online, pelo computador ou smartphone.
Fonte: https://g1.globo.com/economia