- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial milenar chinesa que contribui para o aumento da flexibilidade e da força muscular, além de ser um sistema que previne o estresse capaz de queimar, em média, 300 calorias em uma hora de aula.
De acordo com a lenda chinesa, o Tai Chi Chuan foi criado pelo mestre taoísta Chang San Feng, depois de observar o combate entre uma garça e uma serpente. Durante a luta, os animais, cada um com suas características, demonstravam flexibilidade, leveza, energia, rapidez, e capacidades especiais para permanecer em luta durante longos períodos. A imagem da luta teria inspirado Chang San Feng a desenvolver as técnicas do Tai Chi Chuan.
A arte foi criada com propósitos diversos, como o de praticar a calma interior e de se defender. Na atualidade, os benefícios que a arte possui, têm chamado a atenção de muita gente inclusive de cientistas e médicos, tanto é que no Brasil o Tai Chi Chuan já faz parte da rotina da Atenção Básica no SUS para diferentes tratamentos.
A realização dos movimentos presentes na arte, de forma circular, contínua e lenta, colabora para o equilíbrio e a revitalização das funções dos órgãos, além de estimular a concentração, consciência corporal e acalmar a mente.
Confira 15 benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde física e mental comprovados por especialistas.
Diminui problemas articulares. Regula as funções cardiovascular, respiratória, digestiva e hormonal. Aumenta a flexibilidade e força muscular. Desenvolve a coordenação motora. Melhora o equilíbrio. Alivia o estresse. Auxilia na diminuição da ansiedade. Estimula a circulação sanguínea. Colabora no tratamento da osteoporose. É utilizado no tratamento da depressão. Alivia as enxaquecas, dores musculares e a insônia. Desbloqueia as articulações e previne doenças e quedas. O tai chi fortalece a memória, já que melhora a oxigenação do cérebro. É especialmente indicada para aqueles que desejam entrar no mundo da meditação. Ajuda a fazer a energia circular.