- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Porto Rico foi um dos locais mais devastados pela passagem do furacão Maria em setembro de 2017. A reconstrução da ilha, que é território norte-americano, vem sendo feita ao longo dos últimos meses, sempre com muito apoio de empresas privadas. A Tesla, por exemplo, está fornecendo eletricidade a partir de painéis solares e miniusinas de energia para hospitais públicos.
Outra empresa americana que está contribuindo na reconstrução da nação porto-riquenha é a Alphabet, dona da Google. Através de sua subsidiária X, a empresa está fornecendo internet móvel através de balões do Project Loon posicionados na atmosfera.
Depois de ter sido autorizada pela FCC, a Anatel dos Estados Unidos, a levar seu projeto para reconstruir as linhas de telecomunicações em Porto Rico, a X começou a colocar os balões nos céus da ilha há menos de um mês. Com eles, ela consegue fornecer internet móvel LTE para clientes das operadoras AT&T e T-Mobile.
Nesta quinta-feira (09), a Alphabet divulgou que aproximadamente 100 mil pessoas estão sendo servidas pelo sistema de telecomunicações via balões. É a primeira vez que o Project Loon alcança um número tão expressivo de pessoas, e uma quantidade tão grande de balões lançados a atmosfera, em um ritmo tão rápido.
The Team at X @Theteamatx
Since turning on service, #ProjectLoon has delivered basic internet connectivity to more than 100K people in Puerto Rico.
http://
goo.gl/QKscfe
19:03 - 9 de nov de 2017
22 Respostas 9393 Retweets 109109 favoritos Informações e privacidade no Twitter Ads
Porém, nem tudo são flores. As constantes variações de vento na ilha têm sido uma preocupação para a garantia de conectividade dos balões, que são controlados via computador e algoritmos capazes de antever as correntes de vento e manter a navegação no rumo necessário para não haver interrupção nos serviços. Cada balão cobre uma área de 5.000 quilômetros quadrados.
Fonte: PCMag