- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Já pensou poder comer um chocolate branco sem culpa? Com a criação da nutricionista Janaína Madruga Morais, pesquisadora da Unicamp, em Campinas (SP), isso é possível. Ela desenvolveu um chocolate branco mais saudável e funcional, que junto com a fruta goji berry, ganha ainda um alto poder antioxidante.
O produto passou por testes sensoriais, feitos com 120 consumidores, que avaliaram o chocolate. Em uma escala de zero a nove, a média da pontuação de aceitação foi de seis. ?O objetivo do trabalho foi alcançado, que era chegar a uma formulação de chocolate branco mais saudável?, afirma Janaína, que foi orientada pela professora Helena Maria André Bolini. A criação integrou o projeto de doutorado da nutricionista.
De acordo com o Jornal da Unicamp, a autora da tese optou pelo chocolate branco, pois é um produto pouco estudado pela ciência. Para enriquecer a guloseima, ela adicionou o prebiótico frutooligossacarídeo, conhecido pela sigla FOS: "Essa é uma fibra que contribui para o desempenho da função intestinal. Quando esse prebiótico chega ao intestino, ele favorece o crescimento das bactérias benéficas ao organismo e contribui para a diminuição das bactérias patogênicas. Também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico", disse ela ao jornal.
O produto criado por Janaína também tem outra vantagem em relação aos tradicionais encontrados no mercado: menor quantidade de açúcar. Normalmente, a indústria usa uma média de 50% de açúcar no chocolate branco, mas a versão da pesquisadora contém 40,5%. Ela acredita que mais testes serão necessários, mas que de modo geral sua criação está pronta para ser comercializada em larga escala.