Ortorexia

Estamos ficando doentes de tanto comer bem?


Ortorexia

Nós e a comida

O impacto da comida, do modo de prepará-la e da nossa relação à mesa ao longo da evolução.

 1. Churrasco

Há 1,8 milhão de anos A ingestão de carne assada foi fundamental para que virássemos humanos porque fez o corpo economizar energia. Com isso, o sistema digestivo encolheu e o cérebro ficou maior, alterações que marcam a transição entre Homo habilis e Homo erectus.

 2. Sopa de raízes

Há 500 mil anos Depois da carne, os hominídios começaram a cozinhar todos os outros alimentos. Assim, as raízes duras e fibrosas ficaram bem mais digeríveis quando colocadas em água. Isso causou um segundo grande aumento do cérebro que deu origem aos ancestrais diretos do Homo sapiens.

 3. Pão

Há 22,5 mil anos O pão foi inventado antes da agricultura. Não conseguimos comer grãos silvestres, mas, quando moídos e transformados em pães, esses cereais liberam carboidratos altamente energéticos.

 4. Salsicha

Há 20 mil anos Os embutidos nasceram na pré-história. Mais tarde, os povos germânicos medievais desenvolveram as salsichas, das quais a carne de porco é a principal matéria-prima.

 5. Batata

Há 9 mil anos Principal tubérculo das civilizações andinas, a batata se tornou popular na Europa durante os anos de guerra e fome. Atualmente, é o quarto alimento mais cultivado no mundo, ficando atrás do trigo, do milho e do arroz.

 6. Cerveja

Há 7 mil anos A cerveja nasceu como subproduto da fermentação do pão de trigo. Nas cidades medievais, foi uma alternativa para a água, muitas vezes contaminada. É a bebida alcoólica mais consumida no mundo.

 7. Sal

2000 a.C. Produzido pelos chineses, servia para conservar e temperar alimentos numa época pré-geladeira. O sódio (40% do sal) participa da condução dos impulsos nervosos, mas também está associado à hipertensão.

 8. Frituras

600 a.C. Os primeiros registros estão no Antigo Testamento. O livro de Levítico descreve a diferença entre cozinhar o pão ou fritá-lo na panela. Antes usada por egípcios e chineses, a técnica ganhou espaço na Europa medieval.

 9. Açúcar

500 a.C. Nativa da Nova Guiné, a cana-de-açúcar era refinada desde os tempos de Alexandre, o Grande. Recentemente, a indústria trocou a especiaria pelo xarope de milho, um dos culpados pelo surto de obesidade no mundo.

 10. Sabores sintéticos

1851 Balas com sabor de fruta entraram na história durante uma exposição em Londres no auge da Era Vitoriana. Sem os sabores sintéticos, boa parte da comida dos supermercados seria intragável.

 11. Suplementos vitamínicos

1937

Em 1913, cientistas descobriram como produzir a vitamina A. Hoje, encontram-se vários nutrientes em forma de pílula, mas pesquisas indicam que os multivitamínicos não melhoram a saúde.

 

Os sinais da ortorexia

O médico Steven Bratman, inventor do termo ortorexia, criou um teste para saber se a preocupação em comer virou obsessão

Se você é entusiasta da alimentação saudável e concordar com qualquer uma das afirmações abaixo, pode estar desenvolvendo um transtorno alimentar

1. Perco muito tempo pensando, escolhendo ou preparando comida saudável e isso interfere em outras dimensões da minha vida, como o amor, a criatividade, a família, a amizade, o trabalho ou a escola.

2. Quando como um alimento que considero não ser saudável, me sinto ansioso, culpado, sujo ou contaminado — só estar perto desse tipo de comida me perturba e sou crítico em relação às pessoas que o consomem.

3. Meu senso pessoal de paz, felicidade, alegria, segurança e autoestima dependente excessivamente da minha alimentação ser íntegra e correta.

4. Às vezes, gostaria de relaxar na minha autoimposição de sempre “comer bem” em ocasiões especiais, como um casamento ou jantar, mas não consigo.

5. Ao longo do tempo, tenho constantemente eliminado mais alimentos e expandido a minha lista de normas alimentares numa tentativa de manter ou melhorar os benefícios para a saúde.

6. Seguir minha teoria de alimentação saudável me fez perder mais peso do que a maioria das pessoas diria que é bom para mim, ou causou outros sinais de desnutrição, como perda de cabelo e falhas no ciclo menstrual.

*Se você tem uma condição médica em que não é seguro abrir exceções na dieta, ignore a questão.

Fonte: The Authorized Bratman Orthorexia Self-Test

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO