- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Você conhece “horchata de chufa”, uma bebida famosa na Espanha que utiliza como principal ingrediente a chufa, um superalimento que tem sido cada vez mais consumido.
Presente na dieta dos espanhóis há mais de 4 mil anos, somente agora a chufa – também conhecida como tigernuts – caiu nas graças dos brasileiros. Os motivos não são poucos: por sua rica composição nutricional, a chufa oferece diversos benefícios à saúde. Além de não conter glúten e ser livre de sódio, ou seja, pode ser consumida por pessoas celíacas e hipertensas, a chufa contém vitaminas e minerais que ajudam no combate aos radicais livres, no bom funcionamento do sistema imunológico e na saúde óssea.
o que é chufa ou tigernuts
A chufa, também conhecida como tigernuts, é um tubérculo com alto teor de fibras, proteínas e açúcares naturais, por isso recebeu o status de superalimento. É uma planta tradicionalmente cultivada na Espanha, mas há relatos de seu cultivo em antigas civilizações egípcias, que utilizavam esse alimento por suas ricas propriedades nutricionais.
como consumir chufaNo Brasil, a chufa (ou tigernuts) é encontrada de duas formas: sem casca, que pode ser consumida pura ou com frutas no café da manhã ou no intervalo entre as principais refeições; e como farinha integral, que pode ser utilizada em diversas preparações, como bolos, tortas e salgados.