Açúcar mascavo

Informação Nutricional


Açúcar mascavo

O açúcar mascavo quando comparado ao branco refinado é bem mais saudável, mas ainda assim seu consumo deve ser moderado. Veja o porquê!

Extraído da cana-de-açúcar, o açúcar mascavo não passa por nenhum processo de refinamento. 

Como não recebe produtos químicos como o açúcar cristal ou o refinado, ele mantém grande parte dos nutrientes. Apesar de ser bem melhor para a saúde do que o açúcar refinado, poucas pessoas consomem, tanto pelo preço mais alto quanto pelo sabor, que lembra muito o caldo de cana.

O açúcar mascavo apresenta muito mais benefícios para a saúde do que o açúcar refinado, e é sobre isso que falaremos hoje.

Para que serve o açúcar mascavo?

Além de trazer alguns benefícios à saúde, o açúcar mascavo pode ser substituído na dieta para quem evita comer muito doce.

Além de ele ser menos prejudicial, possui bem menos calorias que o refinado. Mais adiante falaremos sobre isso. Ele pode ser inclusive usado (em moderação) por diabéticos, já que é mais fácil de ser degradado e digerido no organismo. Isso impede altos picos de insulina no sangue, como seria com o açúcar refinado.

Apesar de ter um gosto diferente e mais forte, vale à pena tentar acostumar o paladar com esse tipo de açúcar. Só de não passar pelo refinamento, já seria mais vantajoso fazer a troca.

Como funciona o processo de produção do açúcar mascavo?

Por não passar por nenhum processo químico como o açúcar refinado, o açúcar mascavo mantém não só os nutrientes como também a coloração natural amarronzada.

Ele é produzido durante um processo de resfriamento do melado, um caldo extraído da cana-de-açúcar, muito consumido nos Estados Unidos. Ele é semelhante ao mel de abelha que consumimos aqui.

 Após o caldo ser extraído, ele é fervido, processo necessário para que algumas impurezas possam ser retiradas do caldo para que ele vire o açúcar posteriormente.

Informações nutricionais

Abaixo, seguem informações nutricionais referentes a uma colher de sopa cheia de açúcar mascavo (20g):

Kcal: 67,64, o que equivale algo entorno de 3% das necessidades diárias. Carboidratos: 17,21%, o que equivale a aproximadamente 6% das necessidades diárias. Sódio: 0mg Gorduras totais: 0,1g, o que equivale a menos de 1% das necessidades diárias, aproximadamente 0,2%. Fibras alimentares: 0g Potássio: 133mg Há benefícios? E quais são os malefícios do açúcar mascavo?

Além de ser menos calórico do que o açúcar branco refinado, por não passar pelo processo de refinamento ele conserva mais vitaminas e nutrientes, como as Vitaminas A e B, ferro (importante para transporte de hemácias), magnésio e potássio.

Além disso, o açúcar mascavo possui propriedades antioxidantes e ainda tem uma facilidade maior em ser digerido pelo organismo, o que se torna uma vantagem para diabéticos.

O açúcar mascavo, apesar de ser natural e mais saudável do que o refinado, não deve ser consumido em exagero, mesmo por diabéticos. Se consumido em exagero, ele pode gerar graves problemas de saúde semelhantes ao de pessoas que consomem muito açúcar branco refinado.

O açúcar mascavo engorda?

Pode parecer contraditório, mas mesmo tendo menos calorias do que o açúcar banco refinado, o açúcar mascavo ainda assim engorda se consumido em grandes quantidades.

Acontece que a quantidade de fibras alimentares é muito baixa, e por causa disso acaba se tornando mais fácil de se assimilar pelo organismo. Apesar de possuir mais nutrientes do que o açúcar refinado, ele ainda assim pode fazer mal à saúde se consumido em quantidades exageradas, além, claro, de fazer a pessoa ganhar peso.

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO