- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
A Google tornou-se a primeira empresa de internet estrangeira a lançar um serviço em Cuba, levantando esperanças de reforma em um dos países mais fechados do mundo.
A gigante da internet abriu ontem um novo data center na ilha, onde irá armazenar informações como vídeos populares do YouTube.
Em um movimento que indica que Cuba está abrindo suas portas para a modernização e maior acesso à informação, os servidores no país tornarão mais fácil para os cubanos acessar os serviços da Google.
Até agora, todas as informações viajavam para a ilha através de um cabo submarino da Venezuela, tornando a conexão muito lenta. Mas agora os servidores da Google serão capazes de armazenar conteúdo, como vídeos que têm tráfego intenso, facilitando seu acesso.
Quando a Google anunciou o plano no final do ano passado, disse que o povo cubano "pode esperar uma melhora em termos de qualidade de serviço".
A medida foi saudada como um avanço do governo cubano, que exerce um controle severo sobre o conteúdo disponível on-line.
É um marco porque esta é a primeira vez que uma empresa de internet estrangeira resolveu hospedar-se em Cuba — disse Doug Madory, diretor da Dyn Research, que deu a notícia de que os servidores estavam ligados. — Acho que isso será muito perceptível para os cubanos.
No entanto, os benefícios só vão chegar aos cubanos que já têm acesso à internet.
A maioria da população ainda tem dificuldades para conectar-se à internet, por causa da infraestrutura deficiente e da legislação nacional, que restringe a permissão para que as pessoas tenham internet em suas casas. A web só pode ser acessada em alguns locais de trabalho, instituições educacionais e em um dos 240 pontos públicos com wi-fi.
Fonte: https://oglobo.globo.com