- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Estamos em uma década em que o biotipo ideal e a perda de peso são os assuntos mais comentados em revistas, em programas televisivos e em rodas de amigos.
Há quem diga que come bem e não consegue perder peso ou fez a mesma dieta que uma amiga e não viu resultado. Primeiramente, é importantíssimo ressaltar que dietas padrões não são indicadas, pois é necessário avaliar individualmente as suas necessidades.
Vamos analisar o que você pode estar fazendo, julgando ser o correto, mas que pode atrapalhar o seu processo de perda de peso.
Pular refeições.
Parece um pensamento simples. Deixar de almoçar e consumir um jantar normal, faz com que você deixe de ingerir diversas calorias. Mas não é assim que funciona. Pular refeições pode causar excessos, pois, devido à privação excessiva, você corre mais risco de se permitir a deslizes, além de o jejum prolongado fazer com que o seu organismo armazene mais energia do que precisaria normalmente, elevando o ganho de peso.
Noites bem-dormidas influenciam no seu peso.
Uma das coisas mais simples que você pode fazer para perder peso é desfrutar de, no mínimo, 7 horas de sono todas as noites. Evite o computador e outros dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de se deitar. A luz azul que esses equipamentos emitem desequilibra a produção de hormônios, como a melatonina, que são indutores do sono.
Dica da nutricionista: banho de sol pela manhã ajuda a sincronizar o relógio interno do corpo e, com isso, você fica mais propenso a ter padrões de sono regulares, o que mantém o seu metabolismo funcionando de forma eficiente. A luz solar é também
a melhor fonte de produção de vitamina D, que auxilia na queima de gordura.
Não é só o que consumimos que engorda.
De acordo com pesquisadores do Instituto de Ciência Weizmann, o consumo de adoçantes artificiais promove o ganho de peso além de induzir à intolerância à glicose.
Alguns estudos demonstraram que os adoçantes artificiais mudaram a composição de bactérias do intestino em ratos. Esses experimentos foram replicados em humanos e demonstraram os mesmos resultados.
Além de bebidas adoçadas artificialmente, o álcool pode interferir no seu ganho de peso, pois diminui a inibição e aumenta o impulso de comer excessivamente.
Não use a comida como válvula de escape.
O estresse promove excessos e, consequentemente, prejudica o seu metabolismo.
Pesquisadores da Universidade do estado de Ohio descobriram que as mulheres que relataram problemas psicológicos, em um período de 24 horas, queimaram 104 calorias a menos do que mulheres que não estavam estressadas depois de ingerirem uma refeição rica em gordura. Se está passando por um momento estressante, estar consciente do que você come é o segredo. Não desconte seus problemas nos alimentos, esse hábito pode gerar um problema ainda maior. “Mantenha lanches saudáveis na geladeira, isso induz a escolhas alimentares mais adequadas.”
Dica da nutricionista: tente não restringir nenhum alimento de sua dieta porque eles se tornam mais atraentes quando são proibidos. Em vez disso, permita-se consumir tudo com moderação.
Não restrinja nenhum alimento. Conscientize-se!
Dietas rigorosas e com porções restritas não são o caminho mais fácil e duradouro para o processo de perda de peso. Prefira dietas que aliem quantidade à qualidade alimentar. Estudos mostram que dietas sem fundamento não funcionam e ainda desaceleram o seu metabolismo, o que faz você perder menos calorias e, também, recuperar facilmente todo o peso de volta.
Prefira ingerir gorduras de boa qualidade.
A gordura é extremamente importante para diversas funções, pois todas as nossas células contêm gordura, hormônios e sais biliares, que diminuem a absorção de algumas vitaminas. Portanto, não a exclua totalmente da dieta, apenas escolha opções de gorduras saudáveis, como castanhas, que são ótimas fontes de gordura benéfica ao seu organismo.
Fonte: Carolina Berger