- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Durante a conversa a respeito da dieta habitual dos pacientes é muito comum eles relatarem que após o treino de musculação, costumam tomar apenas um shake de proteínas.
Errado! Vamos usar a ciência a nosso favor.
Já é consenso na literatura científica que é imprescindível a ingestão de carboidrato de rápida absorção imediatamente após o treino de musculação quando o objetivo desse treino é aumento muscular!
Isso por três motivos:
Promover um ambiente anabólico: com a ingesta do carboidrato de absorção rápida, um hormônio altamente anabólico chamado insulina aumenta em seu sangue. Isso faz com que os hormônios catabólicos, caracteristicamente secretados durante a atividade física, diminuam facilitando a regeneração muscular Reposição de glicogênio muscular: durante o treino de força seus músculos usufruem predominantemente de uma via de obtenção de energia anaeróbica. Isso significa que o substrato energético utilizado é o glicogênio muscular, ou seja, carboidrato estocado no músculo. É uma necessidade fisiológica os músculos reporem o quanto antes o estoque de glicogênio que fora exaurido no treino. Sendo assim, o uso apenas de proteína no pós treino viabiliza o uso desta como fonte de energia e são pequeninas as chances dos aminoácidos presentes no complemento proteico serem usados para recuperação da fibra muscular estressada. Com a presença do carboidrato há o facilitamento do transporte de aminoácidos para dentro dos tecidos.Figura: Ide, Bernardo Neme. Adaptações musculares ao treinamento de força com sobrecargas excêntricas/ Campinas, SP, 2010.