Gamificação

Saiba o que é!


Gamificação

Você sabe o que é Gamificação? Conhece as vantagens que essa prática pode fornecer para a comunicação interna? Já se imaginou jogando games no trabalho?

Neste post vamos explicar o que é gamificação e como essa técnica pode ser utilizada como estratégia de comunicação interna.

Vamos mostrar também como essa prática funciona e como ela se tornou tendência.

E ainda, como começar uma aplicação de gamificação e dar exemplos que podem ser usados na sua empresa.

O que é Gamificação?

De acordo com a Aberje, a gamificação, ou gamification como também é conhecida, é uma das tendências para a área de comunicação interna em 2017.

Como as facilidades tecnológicas continuam surgindo e influenciando nas ações comunicacionais, o uso da gamificação nas empresas como estratégia de engajamento, tem tudo para aumentar cada vez mais.

Mas de fato, o que é gamificação?

De forma resumida, gamificação é o uso de técnicas utilizadas em games aplicadas a outros processos, não relacionados ao contexto convencional dos jogos.

O principal objetivo dessa estratégia é estimular a participação de quem está envolvido, pois ela instiga algumas características inerentes do ser humano, como a competitividade e a cooperação, além de envolver a ideia de status e senso de realização.

Uma aplicação bem comum é a gamificação na educação. A prática estimula o aprendizado e aumenta o envolvimento dos estudantes.

Essa estratégia também é muito utilizada na saúde, na política, no marketing e dentro das empresas. Neste artigo, trazemos elementos como metas, estratégias e premiações aplicados à rotina de trabalho, que se bem utilizados, podem ser a solução para diversos problemas dentro de uma organização.

Um exemplo bem simplificado para ilustrar o conceito de gamificação dentro das empresas seria um jogo de corrida para o time de vendas que está tendo dificuldades ao atingir as metas do mês.

Através de telas ou murais, exibir uma pista de corrida, onde cada vendedor será um participante e terá seu carro para competir. A cada venda realizada ele avançará um trecho da pista em direção à meta do mês. Dessa forma os vendedores se sentirão motivados para vencer a corrida e ao mesmo tempo aumentar as vendas.

Além desse exemplo, várias outras formas de jogos também podem ser adaptadas para melhorar aspectos no ambiente de trabalho, como a motivação, a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Os Benefícios da Gamificação

Agora vamos entender porquê essa prática está sendo utilizada.

Os games não são novidade, existem em diversos formatos e com diversos objetivos. Mas o que eles têm em comum é que conquistam diferentes gêneros e idades em vários setores.

Para Jane McGonigal, uma das principais referências no assunto, os games são uma ferramenta para mudar o mundo e proporcionam sentimentos de otimismo e esperança nas pessoas.

Segundo uma pesquisa realizada pela NPD Group, 82% dos brasileiros com idades entre 13 e 59 anos joga algum tipo de game nas mais diversas plataformas.

Não é difícil compreender porque os jogos vêm sendo introduzidos nas empresas.

Quando analisamos o comportamento de jogadores, podemos compreender os motivos que transformaram as técnicas de games em uma ótima estratégia de gestão de pessoas.  

Algumas das principais habilidades comportamentais desenvolvidas são:

Persistência

Quando um jogador inicia a partida e começa sua busca por pontos, prêmios ou moedas para atingir um próximo nível, a persistência é uma das principais características associadas.

Mesmo perdendo pontos, errando caminhos ou perdendo vidas durante o processo, o jogador não desiste, reinicia a partida e estuda novas alternativas para conquistar os níveis e bater recordes.

Otimismo

Além da persistência para alcançar os objetivos, o participante se mantém otimista no resultado, ele acredita realmente que pode alcançar o último nível e vencer a batalha.

Com essa característica, ele está sempre estudando novas estratégias e trabalhando para conquistar mais medalhas, habilidades, vidas ou quais forem as recompensas no meio do caminho. Tudo para alcançar o objetivo final com a maior quantidade de pontos possíveis.

Cooperação

Muitos jogos acontecem online e dependem de equipes para que as atividades sejam realizadas, assim, várias pessoas se envolvem na mesma missão.

Com isso, o sentimento de cooperação é fortalecido, pois todos os membros da equipe precisam confiar uns nos outros e trabalhar focados pelo objetivo final.

E Por que utilizar a Gamificação em Empresas?

Além dessas características, existem outros fatores que explicam porque práticas de games estão sendo utilizadas pelas pessoas.

De acordo com Jane esses fatores são: metas, regras, feedback e participação voluntária.

Nós acrescentamos mais dois aspectos nessa lista: o aprendizado e a premiação e relacionamos esses fatores com a realidade das empresas.

Vamos analisar cada um separadamente:

Metas

Todo jogo possui uma ou várias metas, que precisam ser atingidas para concluir as fases e também o jogo.

Nas empresas, o sistema de metas já é muito utilizado e serve como motivador para a maioria dos colaboradores. Possuir metas de vendas ou de produção, por exemplo, instigam a equipe a trabalhar pelo objetivo, que ao final terá as recompensas merecidas.

Regras

Os jogos possuem regras. Muitas vezes, algumas funcionalidades e atalhos só poderão ser acessados após uma conquista ou então missão finalizada.

Em uma organização não é diferente, pois as regras precisam existir para manter o trabalho alinhado aos objetivos e para que, cada colaborador consiga contribuir da melhor maneira possível, com as funções que seu cargo demanda.

Feedback

Toda vez que o jogador ganha uma vida, coleta uma maçã ou uma moeda, a barra de saúde, dinheiro ou vida aumenta. Portanto, o jogo está sempre fornecendo feedback relacionado ao desempenho do participante.

Dessa forma, a prática gamification traz para dentro das empresas a cultura do feedback e justifica sua importância. Sabendo como está seu desempenho nas funções, o colaborador consegue perceber quais ações precisam ser otimizadas ou repensadas.

Participação Voluntária

Com todos esses aspectos (metas, regras e feedback), o jogador escolhe participar do desafio, pois ele possui os aspectos de incentivo e motivação necessários para despertar esse interesse.

Aplicar a gamificação empresarial, além de deixar a busca pelos objetivos da empresa mais divertidos, faz com que os colaboradores também tenham ações voluntárias e sejam proativos no trabalho.

Aprendizado

Os jogos são intuitivos, disponibilizam instruções e ensinam a jogar na prática.

E essa é outra característica importante para as empresas. Quando um novo colaborador chega, é importante ensinar as funções, repassar conhecimento e dar autonomia para que ele aprenda como o trabalho deve ser feito.

Premiação

A premiação é outra constante nas técnicas dos games. Toda conquista é valorizada, cada nível alcançado dá direito à novas moedas, vidas ou habilidades.

No contexto das organizações, reconhecer o trabalho do colaborador, valorizar seus esforços e premiá-lo por metas alcançadas, faz com que ele se sinta importante para a empresa, o que o transforma em peça-chave na conquista dos objetivos.

Dessa forma conseguimos compreender porque a gamificação está se tornando uma tendência dentro das empresas e que pode ser uma ótima estratégia para aprimorar o relacionamento entre funcionários.

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