- Publicado em
- 28/12/2023
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A iniciativa é conhecida por tornar as empresas mais produtivas, inovadoras, competitivas e lucrativas.
A gestão do conhecimento estuda a capacidade das pessoas em:
• Gerenciar • Descobrir • Mapear • Classificar • Distribuir • Criar • Multiplicar • Reter conhecimento
Tudo isso com eficiência, eficácia e efetividade para que a organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação às outras e assim gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão de mercado.
Na prática, pode ser entendida como um rótulo para designar um conjunto de práticas e processos que visam gerar valor para organizações por meio de seus ativos intangíveis”, explica Camila Pires Fundadora da Rede Indigo e especialista em gestão do conhecimento.
Para muitos especialistas, gestão do conhecimento é o futuro das empresas. A seguir, confira quatro práticas para ajudar a sua organização a implantar.
1) Lições aprendidas Esta é uma prática muito utilizada por gerentes de projeto. O PMI (Project Management Institute) define como “o conhecimento adquirido durante o projeto, que mostra como eventos do projeto foram abordados ou devem ser tratados no futuro com o objetivo de melhorar o desempenho no futuramente.” No contexto da gestão do conhecimento, ela deve ser aplicada também a processos e devem ser registradas periodicamente e compartilhadas amplamente na organização.
2) Comunidades de prática Este é um conceito criado para designar um grupo de pessoas que se unem sob um mesmo tópico com o objetivo de melhorar o que fazem e/ou resolver um problema juntos por meio da interação regular. Elas podem ser presenciais ou virtuais; moderadas ou abertas e podem ser encerradas quando o objetivo for alcançado.
3) Mapeamento de competências Ter clareza das competências necessárias ao desempenho de atividades críticas para o negócio é fundamental para a organização manter-se competitiva e garantir a qualidade de suas entregas. Grandes pensadores do mundo dos negócios definem como core competence ou competência-chave as competências únicas e distintivas de uma organização que lhe conferem uma vantagem competitiva intrínseca que permite diferenciação em face aos concorrentes. No nível individual, são mapeados os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada função e os profissionais que apresentam gaps (lacunas) são desenvolvidos em programas de treinamento e mentoria.
4) Banco de especialistas A SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) define como sendo um diretório online com o objetivo de facilitar o acesso aos conhecimentos e experiências de seus colaboradores de forma rápida na identificação de “quem é quem” e “quem sabe o que” na empresa. Esse mecanismo possibilita o acesso ágil e assertivo às fontes de conhecimento organizacional e favorece a conexão entre os especialistas da empresa para a cocriação de soluções para o negócio.
Fonte: Administradores.com