Kefir: o alimento probiótico que emagrece

Já conhecem o Kefir?


Kefir: o alimento probiótico que emagrece

Já conhecem o Kefir? Assim como o iogurte e o queijo, o Kefir é feito a partir da fermentação do leite. Seu gosto assemelha-se ao do iogurte natural, porém é um pouco mais azedinho e o aspecto tende a ser mais líquido do que cremoso. Essa bebida láctea, ou melhor dizendo “alimento probiótico”, é um super antioxidante, que ajuda a prevenir doenças cardíacas, câncer e sinais de envelhecimento. Diminui níveis de colesterol, problemas renais, circulatórios e até mesmo ansiedade e depressão. Ah, e mais: tem ação emagrecedora. Quero já!

Mas, como prepará-lo? A bebida é feita a partir dos “grãos” de kefir, mini colônias de bactérias que vivem em simbiose e crescem constantemente. Basta mergulhá-los em um recipiente com leite e após 24 horas o leite estará fermentado. É só coar os “grãos” e ela está pronta para o consumo.

A bebida pode ser misturada a frutas ou a cereais, dá para preparar shakes com ela, exatamente como uma bebida láctea, e muitas outras receitas. O ideal é consumir 1 copo de 200 ml por dia. O legal é até os intolerantes à lactose podem se beneficiar do seu consumo, já que as bactérias e leveduras do kefir produzem lactase, enzima que consome a maior parte da lactose presente no leite.

Ao serem coados, os “grãos”, ou mini colônias, devem ser imediatamente depositados de volta ao recipiente, onde devem receber mais leite, já que se “alimentam” dele. E nada de usar instrumentos metálicos para o seu manuseio, pois a reação do metal com o ácido da fermentação pode estragar a bebida.

E pronto. Mantendo a colônia embebida em leite e em local com pouca luz e de temperaturas ambiente (de 15.°C a 40.°C), ela durará para sempre.

Vejam abaixo os incríveis benefícios do kefir:

 

Mas, onde adquirir o Kefir? Não encontramos o Kefir à venda no mercado. Eles se multiplicam rapidamente e diariamente e, por isso, são tradicionalmente doados. Basta fazer uma busca rápida no Google e encontramos pessoas dispostas em dividir colônias de Kefir.

Se cultivados corretamente esses micro-organismos não morrem. Basta ficar trocando o leite do recipiente a cada 24 horas. Caso queria ficar um período sem consumi-lo, basta guardar os grãos em temperatura abaixo de 10°C. Assim ele entrará em estado de hibernação.

Kefir no leite vegetal Tem como manter o meu kerfir no leite vegetal? Não, gente, ele não sobrevive. Porém, existe o Kefir Tibico que sobrevive ao ser preparado com água ou leite vegetal, porém, ele não contém a mesma microflora do Kefir feito com leite animal, nem os mesmos efeitos terapêuticos e probióticos.

O Kefir foi criado, ou surgiu, há mais de 4 mil anos em condições peculiares e nunca mais conseguidas, na Caucásia, região que marca uma das fronteiras entre a Europa e a Ásia. Então, o negócio é cultivá-los e distribuí-los, evitando sua extinção. 

Curtiram, né? Então bora incluir na dieta já!

 

Fonte: http://blogdamimis.com.br

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO