- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
A má alimentação pode estar associada a níveis de estresse. De acordo com um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, em dias ruins, nosso organismo reconhece a comida saudável como algo que poderia fazer mal à saúde.
O estudo, publicado no periódico “Molecular Psychiatry”, analisou os hábitos alimentares de mulheres acima do 40 anos durante um mês. Neste período, os pesquisadores ofereceram dois tipos de café da manhã, ambos com ovos, salsicha e biscoitos. Enquanto um era feito à base de óleos, açúcar e gorduras saturadas, o outro continha ingredientes mais saudáveis, com gorduras insaturadas. Todos os dias, elas escolhiam qual refeição gostariam de ter.
Os cientistas observaram que, quando submetidas a doses de estresse, como cuidar de crianças ou trabalhar fora de casa, as mulheres que optaram pela refeição com gorduras insaturadas, a mais saudável, tiveram resultados muito parecidos aos das mulheres que optaram pelos alimentos com gordura saturada.
A conclusão, segundo o estudo, é que, quando sob estado de estresse, nosso corpo processa alimentos saudáveis e não saudáveis da mesma maneira.
Os autores ressaltam, no entanto, que ambas as refeições continham alimentos pesados e que o próximo passo é analisar como o organismo se comporta em relação a gorduras saturadas em peixes e carnes brancas.
Alimentos Anti Stress: Melhore seu ânimo e vitalidade
Existem alguns alimentos que aliviam o stress :
Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.
Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro.
Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco.
O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.
Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.
Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg.
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia.
O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.
Maracujá: Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.
Melhore seu ânimo e sua saúde consumindo sempre alimentos saudáveis.