- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Graças aos pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) nem precisaremos mais abrir os livros para lê-los, pois uma nova tecnologia permite fazer a leitura das páginas através da capa frontal, com o livro fechado.
Utilizando uma câmera de ondas eletromagnéticas enviadas nas frequências do Terahertz (Raios-T), capazes de penetrar em diversos materiais, inclusive papel, este tipo de radiação permite ler livros fechados, enxergando o texto em até 20 páginas de "profundidade".
Por enquanto a leitura está garantida para as nove primeiras páginas superpostas, mas a equipe já está se aprimorando para ler ainda mais fundo. A tinta de impressão absorve a frequência dos Raios-T e dessa maneira é possível distinguir diferenças entre a tinta e o papel em branco, algo que os Raios-X não conseguem.
Além disso, os Raios-T podem ser emitidos em rajadas curtas, permitindo calcular distâncias por meio da medição do tempo desde sua emissão até o retorno de sua reflexão, oferecendo uma resolução de profundidade muito melhor do que o Ultrassom.
Para traduzir essas frequências, foi desenvolvido um software que analisa por meio de algoritmos o que é capturado pela câmera. Esta técnica permitirá aos historiadores acesso ao conteúdo de livros antigos, muito frágeis para serem manipulados.
Como funciona?