- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
A maioria de nós não pensa muito sobre como funciona o café. Sabemos que ele faz com que nos sintamos melhores. Mas apesar de o café certamente ter um enorme impacto sobre o seu cérebro, há muito mais do que isso. Na verdade, uma xícara de café provoca efeitos que se propagam por todo o seu corpo.
Aqui está um resumo do que acontece em seu corpo de 10 minutos a 6 horas depois de beber café.
10 minutos10 minutos após o seu primeiro gole, A cafeína começa a entrar na corrente sanguínea. Isso causa um aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e energia. Curiosamente, os pesquisadores da Universidade de Barcelona descobriram que esse efeito é mais percebido nos homens.
20 minutosDepois de 20 minutos, a cafeína começa a afetar os seus níveis de adenosina. A adenosina é um neurotransmissor que diz ao corpo que é hora de dormir. Cafeína – qual é estruturalmente muito semelhante à adenosina – se liga aos receptores de adenosina do cérebro e os desativa.
Isso permite que os estimulantes do seu cérebro, a dopamina e glutamato, façam o seu trabalho, e é por isso que você começa a se sentir otimista depois de 20 minutos.
30 minutos
Neste ponto, seu corpo começa a produzir mais adrenalina em resposta à cafeína. A adrenalina aumenta ainda mais a sua produção de energia. Também dilata as vias respiratórias e aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos. Assim, o seu desempenho físico ganha um grande impulso após 30 minutos.
40 minutos40 minutos após o seu primeiro gole, você deve começar a notar que seu humor fica reforçado. Isso ocorre porque a cafeína está começando a aumentar a sensibilidade do seu cérebro a serotonina – neurotransmissor responsável pela regulação do humor.
Fonte: https://osegredo.com.br