Empresário ganha dinheiro vendendo

Lata de Ar está comercializando 10 mil suvenires por mês


Empresário ganha dinheiro vendendo

Chegar em casa após uma viagem tem seu lado bom. Depois de dias longe, dormir na própria cama e não se preocupar em carregar bagagens é ótimo. Mas é claro que fica uma "depressão pós-viagem" daquelas, já que o clima gostoso de quem está conhecendo lugares novos se foi. Pensando em trazer um pouco da "atmosfera" do Brasil para a vida dos turistas, um empreendedor teve uma ideia inusitada, mas que está dando certo: desde outubro do ano passado, o paranaense Alessandro Catenaci, 37 anos, está vendendo o "ar enlatado" de várias cidades brasileiras.

 Quer dizer, não é bem assim. O ar contido nas latas temáticas de Curitiba, Foz do Iguaçu (PR), Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro vem da capital paranaense mesmo. "Brincadeiras à parte, criamos um produto que realmente traz a atmosfera dessas cidades brasileiras", diz Catenaci.

Ideia surgiu há 20 anos, mas só saiu do papel em 2013 (Foto: Divulgação)

O empreendedor, que também comanda uma agência de turismo, teve a ideia de "vender ar" há mais ou menos 20 anos. Em uma viagem à França, ele encontrou uma lata com "ar de Paris". Em 2013, animado com a iminência da Copa do Mundo, Catenaci decidiu tirar a ideia do papel e abriu a Lata de Ar, a empresa que produz os suvenires. Para produzir o primeiro lote de latinhas, com cerca de 3 mil unidades, ele gastou R$ 15 mil.

Antes de lançar os produtos, Catenaci começou uma busca pelo recipiente ideal para o "ar enlatado". "Percebi que não devia usar a mesma lata de Paris, que era de achocolatado. O rótulo, de papel, não era muito resistente." Posteriormente, o paranaense elegeu a escolhida: a lata de sardinha, que tem um tamanho adequado para um suvenir. "Ainda é possível fazer uma impressão de qualidade no recipiente, o que dificulta o desgaste do produto", afirma o empreendedor.

Em outubro do ano passado, a Lata de Ar colocou no mercado o "Ar de Curitiba". Nos meses seguintes, Catenaci foi lançando as latas das outras cidades. A empresa produz ainda um suvenir genérico, o "Ar do Brasil", ideal para turistas estrangeiros.

Cada latinha tem ilustrações de pontos turísticos das cidades brasileiras: o "Ar do Rio" mostra ícones como o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Pão de Açúcar e a Marquês de Sapucaí.

Alessandro Catenaci, da Lata de Ar (Foto: Cido Marques)

Os produtos da Lata de Ar estão à venda no site da empresa. A maior parte dos 50 pontos de venda físicos dos suvenires está em Curitiba, mas é possível encontrar as latas nos aeroportos de Guarulhos e do Galeão. Cada latinha custa R$ 10. A Lata de Ar vende cerca de 10 mil artigos por mês. Ou seja, Catenaci tem um faturamento bruto mensal de mais ou menos R$ 100 mil – oito vezes mais que o investimento inicial na empresa.

Segundo o "vendedor de ar", a empresa espera colocar seus produtos em mais pontos de venda. Nos próximos meses, serão lançadas latas temáticas de Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Fortaleza e Natal. "Também desejamos internacionalizar nossa vendas e vender o ar brasileiro em outros países", diz Catenaci.

Fonte: evistapegn.globo.com

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