Se você sempre fica com a impressão de que a Receita Federal não fala a mesma língua que você ao declarar o Imposto de Renda, este guia pode facilitar bastante as coisas.
Ao navegar pelos tópicos abaixo, que seguem exatamente a mesma ordem do programa do IRPF, é possível conferir de ponta a ponta como preencher sua declaração.
O guia mostra em detalhes como fazer o download do programa, o que informar em cada uma das fichas da Declaração, como revisar os dados informados e como salvar o seu IR para finalmente transmiti-lo à Receita.
Para que não reste nenhuma dúvida, as páginas trazem imagens do próprio programa da Declaração, com as sinalizações exatas dos ícones nos quais você deve clicar.
O guia foi elaborado por EXAME.com e contou com a supervisão de Rodrigo Paixão e Thiago Mirales, sócios da Atlas Tax Consulting, empresa especializada em assessoria e consultoria jurídica, fiscal e tributária.
Bom proveito!
Download do programa
Como baixar o programa gerador do IRPF 2016.
Abrindo o programa
Como abrir o programa IRPF 2016 para iniciar a sua declaração.
Primeiros passos (importação de dados e criação de nova declaração)
Os passos para importar os dados da declaração passada ou iniciar uma nova declaração.
Dependentes
Como declarar dependentes, como filhos, cônjuge e pais.
Alimentandos
Como declarar alimentandos (beneficiários de pensões alimentícias). Pais que não detêm a guarda judicial dos filhos e pagam pensão devem declará-los nesta ficha.
Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica
Como declarar seu salário, aluguéis recebidos de pessoa jurídica e outros.
Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior
Como declarar rendimentos recebidos do exterior, aluguéis recebidos de pessoa física, pensão alimentícia e outros rendimentos recebidos de pessoas físicas (como pagamentos decorrentes de serviços prestados por profissionais autônomos, como médicos, dentistas e psicólogos).
Rendimentos Isentos e Não Tributáveis
Como declarar valores recebidos por doação (como mesadas), rescisão do contrato de trabalho, rendimento da caderneta de poupança e outros.
Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva
Como declarar rendimentos que já chegaram às mãos do contribuinte líquidos de IR, como prêmios de loteria, juros sobre capital próprio e outros.
Rendimentos Tributáveis de PJ (Imposto com Exigibilidade Suspensa)
Como declarar rendimentos tributáveis cuja discussão sobre a exigência de pagamento de imposto ainda está ocorrendo no Poder Judiciário.
Rendimentos Recebidos Acumuladamente
Como declarar rendimentos recebidos em 2015, mas que foram pagos de forma acumulada, como salários, aposentadorias e pensões atrasados recebidos em decorrência de processos judiciais.
Imposto Pago/Retido
Como declarar impostos pagos no exterior e o imposto complementar (mensalão) - recolhimento facultativo, utilizado por contribuintes que possuem mais de uma fonte pagadora para “adiantar” o imposto devido.
Pagamentos Efetuados
Como declarar despesas com saúde, educação, pagamentos de aluguéis, investimentos em planos de previdência privada (do tipo PGBL) e honorários pagos a advogados e engenheiros.
Doações efetuadas
Como declarar doações realizadas a conhecidos e familiares (como mesadas), além de doações com incentivos fiscais, que podem ser deduzidas da base de cálculo do imposto.
Bens e Direitos
Como declarar imóveis (inclusive comprados por financiamento), veículos e outros bens de valor superior a 5 mil reais (como relógios, joias e quadro), além de saldos em poupança e aplicações de renda fixa, ações, dinheiro em espécie, créditos provenientes de empréstimos, fundos de investimento, entre outros.
Dívidas e Ônus Reais
Como declarar empréstimos, incluindo as dívidas contraídas e quitadas integralmente no ano passado.
Espólio
Ficha preenchida em caso de Declaração Final de Espólio.
Doações a Partidos Políticos, Comitês Financeiros e Candidatos
Como declarar doações realizadas a partidos políticos, comitês financeiros e candidatos.
Importações
Como importar os dados de programas auxiliares do Imposto de Renda, como o Carnê-Leão e o GCap (Ganho de Capital 2016).
Verificar pendências
Ficha permite verificar pendências, como erros ou campos que devem ser preenchidos antes da transmissão da Declaração de IR à Receita Federal.
Ganhos de capital
Como declarar lucros obtidos com a venda de bens imóveis, direitos, bens móveis e participações societárias.
Moeda Estrangeira
Como declarar ganhos de capital decorrentes de vendas de bens, direitos, aplicações financeiras e moedas no exterior.
Renda variável
Como declarar o resultado de operações realizadas em bolsa, como compra e venda de ações, e de operações realizadas fora da bolsa, como no mercado de opções.
Resumo da declaração
Ficha traz um resumo do IR, informando o valor do imposto pago em 2015 e o valor do imposto a pagar ou restituir. Nesta ficha é informada a conta bancária onde deve ser depositada a restituição ou a forma de pagamento do imposto (à vista ou em parcelas). É também nesta ficha que o contribuinte realiza a doação do imposto a pagar
Declaração completa ou simplificada?
As diferenças entre os dois modelos de declaração e como descobrir qual deles é o mais vantajoso para você.
Salvando a declaração para transmitir à Receita
Como salvar a Declaração de IR de 2016, tanto para transmitir à Receita, quanto para gravar os dados para o IRPF 2017.
Como transmitir a declaração à Receita
Como enviar a Declaração de IR à Receita, depois que ela for finalizada.
Declaração retificadora
Como corrigir dados ou incluir novas informações na Declaração de IR, caso ela já tenha sido transmitida à Receita.