- Publicado em
- 09/03/2023
Carregando...
Senhas e sua importância para a segurança das empresas
Hoje em dia as senhas estão presentes na vida de cada pessoa, seja esta no banco, celular, e-mail ou Facebook. Mas afinal, qual é a necessidade de cada um de nós utilizarmos senhas?
Simples: proteção de dados e nossa privacidade.
Porque os sites e sistemas pedem nossa senha?
Para certificar que nós somos a pessoa responsável pelo acesso. Por exemplo, que somos a pessoa titular da conta no banco.
E qual a importância da senha nas empresas e instituições?
O uso de senhas nas empresas serve para certificar que o integrante que recebeu o login seja responsável pelo mesmo, e que todas as ações que este integrante tiver quando logado é de sua inteira responsabilidade, seja esta por login de rede, “aquela utilizada após o Windows ou Linux ao iniciar” , seja por e-mail, ou de algum outro software ou sistema.
Sempre que “logamos” é gerado um relatório mostrando que a pessoa “logou” e entrou no sistema ou no e-mail, por exemplo.
Qual impacto teria se seu login caísse nas mãos de outra pessoa?
É comum acharmos que não há problemas de emprestar o login para outro integrante ao lado, se ele falar que é para efetuar um serviço, mas pense bem: você deixaria seu login de e-mail pessoal ou login de redes sociais a essa mesma pessoa? Acredito que não.
Por que deixaria a senha de acesso a algo relacionado à empresa nas mãos de outra pessoa?
Não podemos pensar que a pessoa só irá utilizar seu login para o bem. Devemos ter cautela, pois em caso de a pessoa fazer alguma coisa de errado em seu login, você será responsabilizado! Ninguém quer ser responsabilizado por algo que não fez.
Portanto, devemos proteger nosso login e senhas do trabalho como se fosse o que utilizamos pessoalmente, evitando senhas fáceis como, por exemplo, 123456 ou abcde, nomes óbvios como nome da empresa, etc. A senha deve conter caracteres que a pessoa possa lembrar e não necessite anotá-la, ou, se tiver que anotar, que seja em um lugar que ninguém tenha fácil acesso.
Uma dica de senha que pode-se utilizar, é uma sequência de letras diversas de pessoas da família, juntamente com datas comemorativas diversas e de fácil lembrança. Assim criamos uma dificuldade maior, visto que as pessoas à nossa volta não conhecem todos nossos parentes e as datas possíveis que gravamos em nossa mente. Devemos evitar falar ou digitar a senha quando alguém está olhando nosso teclado.
Deve-se delegar funções aos profissionais e dar-lhes acessos sobre seus usuários, evitando logins como administrador, onde não se pode decifrar quem está utilizando no momento. São métodos de segurança que criamos para nós mesmos, afim de evitar futuros problemas. Assim como tomamos cuidado ao acessar a nossa conta no banco, por exemplo, também devemos seguir estas dicas de segurança para nossas senhas dentro das empresas. Somente assim podemos evitar esse desconforto de passar por ter feito algo que não fizemos. A segurança da informação está em suas mãos!
Teste se a sua senha é segura, acesse o link: https://blog.kaspersky.com.br/password-chec]
Matéria sugerida por Bruno Aparecido dos Santos - Integrante SOITIC