A partir da ideia de um funcionário, Banco Do Brasil recupera R$ 1,5 bilhão

Montante foi recuperado após criação de uma plataforma específica para renegociação de dívidas


A partir da ideia de um funcionário, Banco Do Brasil recupera R$ 1,5 bilhão

A partir da ideia de um funcionário, o Banco do Brasil conseguiu recuperar R$ 1,5 bilhão em dívida pela internet. Mesmo em meio a um cenário de inadimplência em alta, o banco conseguiu renegociar débitos com 146 mil clientes por meio de um site específico, criado há um ano. O BB viu a inadimplência - taxa de atrasos nos pagamentos superiores a 90 dias - subir no primeiro semestre, depois de uma trégua no fim de 2014. A situação econômica atual, com desemprego em alta e diminuição da renda, contribui para o aumento do número de calotes. O Portal Solução de Dívidas registra média de 150 mil operações de regularização de dívidas por mês. O tíquete médio para os acordos fechados via internet é de R$ 58 mil para empresas e R$ 7,6 mil para pessoas físicas. A negociação das dívidas com pessoas físicas já ultrapassou a barreira de R$ 1 bilhão, em contratos com 138,5 mil clientes. Ao todo, 7,5 mil empresas renegociaram R$ 440 milhões. A ferramenta permite que clientes com dívidas com o banco consultem o saldo devedor (que incorpora juros e tarifas pendentes, além do montante principal) e o número de parcelas em atrasos. O site simula as condições para um acordo de renegociação. 

Ao final da consulta, o cliente pode selecionar a opção de pagamento. Os pedidos são avaliados por um algoritmo que pondera, entre outros aspectos, a probabilidade de recuperação do crédito. A grande maioria dos clientes prefere fazer acordo sem abatimento. Isso significa que optam por pagar todo o saldo e manter relacionamento com o banco. Em alguns casos, os porcentuais de redução são significativos, mas o cliente ficaria impedido de pegar novos empréstimos com o banco. O lançamento de um site pelo qual os clientes pudessem negociar as dívidas sem precisar ir a uma agência foi ideia de um funcionário do banco. O BB tem um programa de inovação, em que os funcionários enviam sugestões para serem implementadas. Em 2015, foram selecionadas 58 ideias de 3,2 mil sugestões, sendo a maioria na área de tecnologia. A maior parte das soluções foi enviada pelos funcionários que trabalham nas agências. As ideias são postas em prática dependendo do alinhamento estratégico, do ineditismo, da aplicabilidade, do potencial financeiro e dos benefícios potenciais.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2015/10/partir-da-ideia-de-um-funcionario-banco-do-brasil-recupera-r-15-bilhoes.html

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO