Como reconhecer uma boa obra de arte

Saiba um pouco sobre conceitos de arte e até o que faz uma obra de arte ser boa para que possa apreciar direito museus e galerias


Como reconhecer uma boa obra de arte

É importante que você saiba um pouco sobre conceitos de arte e até o que faz uma obra de arte ser boa para que possa apreciar direito museus e galerias

 

Se você está interessado em arte, mas não sabe nada sobre o assunto, seu lugar é aqui. Imagine que você vai viajar para a Europa e vai visitar diversos museus. Você não vai querer chegar a essas galerias e querer ir embora meia hora depois porque não entendeu nada. Arte é algo para se mergulhar, e que faz muito bem não somente ao cérebro, mas à alma. Mas como entender arte?

 

É difícil de catalogar arte, assim como dizer isso ou aquilo é arte, ou até que aquela arte é boa e aquela é ruim. Mas, pelo menos, você pode usar alguns truques. Quando estiver diante de algo, olhe bem para a obra e, depois da observação, feche os olhos e tente descrevê-la para si próprio.

 

Uma boa obra de arte é difícil de esquecer. No caso de você ter ido a um museu ou galeria, ponha-se a pensar em todas as obras e veja de quais se lembra e quais não. Se você conseguiu se recordar de algumas, é porque, de alguma maneira, elas chamaram sua atenção.

 

Agora volte àquelas obras das quais você se recordou. Ela despertou novas ideias e sentimentos em você? Se sim, é possível que ela seja digna de ser admirada.

 

As boas obras de arte despertam sentimentos e sensações. Quando o artista trabalha em uma ideia, ele normalmente quer expressar emoções como alegria, angústia, tristeza, euforia, amor, serenidade, etc. Se você está na frente de uma pintura que não desperta nada em você, siga adiante.

 

As obras de arte também podem ser analisadas de acordo com sua complexidade de realização. Quase sempre uma peça tem um valor em razão da técnica utilizada e do conceito que apresentam.

 

Além disso, muito varia também da sua própria opinião. Você pode gostar mais de Rococó e seu amigo preferir o Renascimento. O importante é apreciar a arte e, a partir da observação delas, aprender sobre os variados estilos artísticos e os pintores.

 

Leve em consideração, ainda, que muitos artistas reconhecidos atualmente passaram a vida sem escutar que sua arte era boa, tamanha é a dificuldade de avaliar uma obra de arte.

 

Não deixe de conferir as quase 200 análises de obras de arte que temos na Universia Brasil e veja qual delas te toca mais. E, assim, quando for viajar, aproveite os museus; eles não têm que ser sempre a parte chata da viagem. Aproveite!

 

Fonte:http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/17/951647/como-reconhecer-uma-boa-obra-arte.html

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café