Mais de 70% das empresas estão ameaçadas por softwares desatualizados

Muitas pessoas sentem que a atualização de software é apenas um incômodo.


Mais de 70% das empresas estão ameaçadas por softwares desatualizados

Um estudo realizado pela empresa de segurança e privacidade digital F-Secure revela que mais de 70% das empresas estão vulneráveis a ataques cibernéticos por utilizarem versões desatualizadas de softwares. Um alerta recente do United States Computer Emergency Readiness indica que até 85% de todos os ataques cibernéticos poderiam ser evitados se os softwares estivessem com as atualizações em dia e medidas de segurança simples fossem aplicadas.

Apesar dos diversos alertas, de acordo com os autores do estudo, muitas empresas ainda continuam a negligenciar o perigo que correm. Um outro dado fornecido pela F-Secure mostra que apenas 27% das companhias possuem uma solução para gestão de correções. Na França, onde o problema foi particularmente evidente, somente 15% dos entrevistados pela pesquisa afirmaram que seus negócios teriam uma ferramenta de gestão de atualizações de programas.

O levantamento também mostra que 46% das empresas nórdicas detinham uma solução para a gestão de patches. Isso proporciona para as empresas uma proteção em maior grau para seus ativos contra ameaças projetadas para tirar vantagem de vulnerabilidades de softwares.

De acordo com Timo Hirvonen, pesquisador sênior da F-Secure, a relutância das empresas para atualizarem seus softwares mostra como elas estão vulneráveis no cenário contemporâneo de constantes ameaças. "Muitas pessoas sentem que a atualização de software é apenas um incômodo que pode quebrar aplicações ou causar problemas, mas na verdade é o contrário. Os criminosos esperam que as pessoas ignorem os patches de segurança para que eles possam trabalhar para desenvolver malwares que explorem as vulnerabilidades dos softwares", afirma Hirvonen.

A F-Secure também relatou um aumento de 82% em exploits que visam vulnerabilidades baseadas em Flash. Segundo Hirvonen, esses picos de atividades fazem com que a segurança seja uma preocupação primordial, tornando necessário que as atualizações de software aconteçam com regularidade.

Fonte:http://corporate.canaltech.com.br/ 

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO