MOMENTO ECONÔMICO do Grupo SOITIC.

Autor: Dr. Agnaldo S. Viana


MOMENTO ECONÔMICO do Grupo SOITIC.

OBRIGADO POR ESTAR COM O GRUPO SOITIC

 

Prezados(as) Diretores(as) e demais integrantes, 

 

SOBRE O MOMENTO ECONÔMICO DO GRUPO SOITIC.

 

Temos consciência de um momento não muito favorável para negócios no Brasil.

Tal momento é denominado CRISE, que para muitos, devidos a muitos fatores originados do MEDO e CULPA, se retraem, interrompem seus sonhos ou investimentos e coletivamente desenvolvem um estado mental de desconfiança, recessão podendo evoluir até depressão.

Nesse estado mental, num país capitaneado por um governo problemático em vários aspectos, entre o principal, ser o financiador do mercado, as empresas ao perder o seu norte econômico, deixa de investir gerando desemprego e baixo consumo, este, reduz a produção pelas empresas e assim o ciclo se perpetua em espiral de queda. Somam-se a isso notícias desfavoráveis vindas do exterior, do desemprego, inflação, corrupção, insegurança, educação, saúde, falta e alto custo da energia, infraestrutura insuficiente nos portos, aeroportos, rodovias, internet e, impostos e burocracias crescentes mais instabilidade política e institucional lembrando ainda do nosso principal ópio e futebol. 

Num cenário como este, realmente fica difícil encontrar alguém ou alguma empresa num estado mental positiva, otimista ou esperançosa. É normal prevalecer o contrário; a desconfiança, a resistência, a negação, a defesa, o medo e a culpa.

Este momento de CRISE, num país sem liderança, relativamente pobre e principalmente deseducado, fica muito difícil interromper e reverter, a curto ou médio prazo, tal espiral negativa.

Então, no GRUPO SOITIC, são necessárias atitudes e ações fundamentais para não sermos mais um estado mental da CRISE e um número da espiral.

A primeira ação que tomamos foi não ignorar a tempestade que se formava, não nos contaminando pelo pessimismo e nos preparando para recebê-la nos arquitetando, estruturando e organizando em tudo que nos foi possível: espaço físico próprio e confortável, infraestrutura em hardware, rede, telefonia e internet, como grupo de empresas integradas que se compartilham e se potencializam em inteligência, tecnologia e trabalho, todas as empresas documentadas e legalizadas, equipes e pessoal motivado e preparados para suas funções, processos inteligentes, rotinas, check list, e sistemas integrados avaliadores de desempenhos e indicadores para tomadas de atitudes ágeis e precisas, mudança e formação tecnológica tendendo ao que há de mais atual, cumprimento de nossos contratos e ótima relação com nossos colaboradores, expansão de portfólio, território e países para novos negócios e, principalmente, não estamos endividados em juros altos.

Muitas outras atitudes e ações nos deixaram em um grau de organização e possibilidades que chamamos de Padrão GESTIC.

Observando nosso preparo acima e tendo como referencia o mercado público e privado mergulhado em CRISE, podemos afirmar que, se estes tivessem o mesmo cuidado e uma organização Padrão GESTIC, estariam flutuando em prosperidade e não submersos em recessão.

A flutuação desses mercados à prosperidade depende do que já lhes oferecemos em tecnologia, soluções e serviços. Porém, para nós em sobrevivência, estabilidade e prosperidade, assim como para eles, são essenciais novas oportunidades em aplicações de INTELIGÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO.

Assim, neste momento do GRUPO SOITIC bem suportado em uma base sólida, devemos e estamos prontos para alçar novos empreendimentos em negócios, soluções e valores. Este estágio será chamado de LANÇAS- LANÇAMENTOS SOITIC.

Vamos interpretar essa CRISE como uma imensa OPORTUNIDADE para DESENVOLVIMENTO.

Portanto, ficam convocados todos os integrantes do grupo para tornar real e rentável as oportunidades de negócios abaixo relacionados.

Para cada negócio deve se apresentar ou ser convocadas pessoas com vontade e responsabilidade para realizá-los por completo e colher seus resultados.

Deve ser aplicado o padrão GESTIC para ação, organização, operacionalização e comercialização de cada novo negócio.

Como metas principais para CRISE e PÓS CRISE, devemos buscar o tempo todo, com vontade e responsabilidade:

 

- DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA CRISE;

- APROXIMAÇÃO DO MERCADO;

- DESENVOLVER INOVAÇÃO;

- VALORIZAR DIFERENCIAÇÃO;

- FORTALECIMENTO DAS MARCAS;

- MANTER E AMPLIAR PUBLICIDADE;

- BRINDAR O MERCADO COM VANTAGENS;

- PERMANECER NA CLASSE A e B DO MERCADO;

- ESTRATÉGIAS PERMANENTES PARA MANUTENÇÃO DA FIDELIDADE;

- MANTER MODELO DE SERVIÇOS E CONTRATOS;

- VALORIZAR SERVIÇOS, SOLUÇÕES E PRODUTOS;

- NÃO ENTRAR EM GUERRA DE PREÇOS;

- DESENVOLVER E EXPOR ESPECIALISMO;

- EXPLORAR SUSTENTABILIDADE, O VERDE, IMPACTO AMBIENTAL;

- APRIMORAR PERMANENTEMENTE ITT NO GRUPO;

- DESENVOLVER E COMERCIALIZAR VALORES GERADOS PELOS SERVIÇOS E SOLUÇÕES COMO INFORMAÇÕES;

- DESENVOLVER NOVOS E APRIMORAR NOSSOS MODELOS COMERCIAIS.

 

AQUI ESTOU ILUSTRANDO EM UMA IMAGEM A SITUAÇÃO DO GRUPO SOITIC NESTE MOMENTO. ESTOU UTILIZANDO A ÁGUA COMO EXEMPLO PORQUE ELA EVIDENCIA CLARAMENTE O MOVIMENTO, LIQUIDEZ, RESERVA, SOBREVIVÊNCIA, ESCASSEZ E FALÊNCIA.

Como já disse, estamos preparados e temos grande possibilidade de transformar a crise em oportunidade, apenas é necessário que cada integrante esteja integrado realmente aos princípios, fundamentos e objetivos do GRUPO SOITIC:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vou explicar a imagem acima em alguns fundamentos para tomada de atitudes.

Cada um de nós deve localizar-se em um ou mais deles e exercitar sua AGILIDADE E PRECISÃO em suas funções:

 

1-    Preservar a todo custo nossa carteira de colaboradores;

Como é percebido trata-se de nossa principal fonte de sustentação, acumulada em nossa história comercial e mantida sob contratos com direitos e deveres de nossa parte e de nossos colaboradores.

Cabe a cada integrante a atitude de tratar muito bem a cada colaborador, cumprindo as funções, processos, check list e rotinas que lhe cabe dentro do grupo.  Aqui, é deixado claro que, a perda de um contrato/colaborador, devido à falha de um ou mais integrante, este ou estes estarão demitidos sumariamente por justa causa. Devemos manter e evoluir a todo custo nossa carteira de colaboradores.

 

2-    Disciplinar nossos colaboradores em relação ao compromisso contratual que têm conosco;

Devemos tomar todas as medidas para que nossos colaboradores cumpram com seus deveres em relação a nós: primeiro sendo realmente útil a eles com nossas soluções, a seguir prevenir atrasos, inadimplência e punir colaboradores que não cumpram com seus deveres.

 

3-    Nossa outra oportunidade em manter nossa reserva e capital está no comercial;

O mercado existe, mas está árido, difícil e esquivo. Assim, temos que usar de todos os nossos recursos, perseverança, inteligência e tecnologia para encontrá-lo, convencê-lo e torná-lo nosso colaborador. Temos como certeza que a dificuldade e prosperidade do mercado só serão superadas e alcançada através da ITT- INTELIGÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO que são exatamente as soluções que temos para lhe oferecer. Comercialmente estamos preparados para exercitar o que chamamos de TACO-FORMIGA LEÃO. Exploramos todas as possibilidades comerciais já vivenciadas e devemos acrescentamos novas sempre que necessário e possível.

 

4-    Nossa reserva será mantida se mantivermos sob controle absoluto e permanente despesas e custos;

Devemos exercer atenção permanente sobre os princípios que aplicamos a cada despesa que tenha que existir. Cada despesa deve ter seu custo avaliado e reduzido o tempo todo. Nossa maior despesa está na folha de pagamento. Portanto, nosso maior custo está em um integrante não adequado às suas funções, ele não pode existir.

 

5-    Nossa reserva pode desaparecer se não estivermos sempre atentos ao desperdício;

O desperdício pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar para qualquer integrante. Pode ser físico: na água, eletricidade, papel, absenteísmo, fazer e refazer qualquer coisa, descuidos em local de trabalho, ou abstrato: ser lento, impreciso, preguiça, protelação, má vontade, displicente, ineficiente, incompetente e etc.

É inaceitável qualquer tipo de desperdício dentro do GRUPO SOITIC.

 

6- Nossa reserva pode desaparecer ou não aumentar se persistirem empresas deficitárias;

É natural no empreender, integrar e compartilhar que sejam sonhados novos negócios, mas persistir em mantê-los deficitários por muito tempo é temerário e o resultado pode prejudicar o crescimento ou mesmo falir empresas superavitárias. Então, estamos atentos no desempenho da AMPLIART, ECOS e ELFUTEC. Cada integrante dessas empresas deve ser responsável por torná-las rentáveis o mais rápido possível.

 

7- Conforme a imagem evidencia estamos com reserva suficiente para mantermos vivos e saudáveis, porém em uma situação adversa como a atual só alcançaremos a estabilidade, independência e segurança se elevarmos nossa RESERVA.

Como a imagem mostra temos possibilidade de aumentar em muito nossa reserva se cada integrante elevar sua PRODUTIVIDADE. Isto é possível se cada integrante desenvolver em si nosso conceito de VONTADE e ITT- , INTELIGÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO. É o que o GRUPO SOITIC espera de cada INTEGRANTE.

 

Foi um prazer estar com você!

Obrigado,

Dr. Agnaldo Siqueira Viana

Dir. Presidente do Grupo SOITIC

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO